Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

MP e Polícia Civil deflagram operação em clínica para dependentes químicos em Cachoeira Dourada


Internos relataram à polícia que eram espancados no 'quarto da tortura'.
Polícia apreendeu remédios controlados sem prescrição e até um cassetete.

Uma operação conjunta da Polícia Civil e Ministério Público fechou na manhã desta quinta-feira (29) uma clínica particular de reabilitação para dependentes químicos suspeita de maus-tratos aos pacientes, em Cachoeira Dourada. De acordo com a polícia, a denúncia partiu de ex-internos, que relataram diversos abusos e denunciaram a existência do que eles chamavam de 'quarto da tortura'.

Foram apreendidos documentos, e prontuários médicos que serão analisados. O dono da clínica e o gerente foram presos.

A comunidade terapêutica funcionava havia cinco anos e, atualmente, atendia 54 pessoas. Ao chegar ao local, a polícia encontrou diversas irregularidades, como alojamentos trancados com cadeados pelo lado de fora, remédios de uso controlado sem prescrição médica e até um cassetete, que, de acordo com policiais, era usado para agredir os internos.

Segundo os policiais que participaram da operação, os dependentes químicos relataram que as agressões ocorriam dentro de um dos alojamentos, conhecido como 'quarto da tortura'.

Ainda segundo os relatos dos internos, depois de espancados, muitos eram obrigados a tomar altas doses de medicação controlada, que os deixava sem capacidade de reação.

Outra irregularidade constatada na operação foi a falta de alojamentos exclusivos para menores de idade. Três adolescentes, de 13,16 e 17 anos, foram encontrados dividindo o mesmo espaço com internos maiores de idade.

Os pacientes foram encaminhados para a delegacia de Itumbiara, também no sul do estado, para prestar depoimento. Depois dos esclarecimentos, os internos serão liberados para ficar com suas famílias.

A polícia ainda espera terminar de ouvir todos os pacientes para definir a que crimes o dono da clínica e o gerente responderão e se outras pessoas também serão presas.

Polícia encontrou remédios de uso controlado sem prescrição médica (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



Nenhum comentário:

Postar um comentário