Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Merenda Escolar - INGO

Fomos informados sobre alguns problemas com a merenda escolar na Escola Ingo e fomos averiguar.

Ao chegar lá, primeira coisa que notamos foi a falta de um porteiro na escola, o que dificulta o controle de acesso às dependências. Perguntamos sobre a questão e soubemos que o último porteiro, Sr. Sidemar Tabanês, dispensado no início desse ano.

Tivemos a permissão de ingressar no estabelecimento e fomos conferir algumas situações que tínhamos conhecimento prévio. Então, encontramos o consultório de dentista desativado e sem a porta da sala. Esse consultório cumpria, no passado, importante função na educação de saúde bucal e atendimentos aos alunos, de maneira preventiva.



 Equipamentos desativados e sala aproveitada como depósito
Sala consultório dentista sem portas

Tomamos conhecimento de outros problemas, como a sala do laboratório de informática, que possui goteira e teve de ser evacuados os equipamentos para evitar danos.

Também, algumas portas faltantes em salas de aula, problemas com drenagem de águas das chuvas, que costumam invadir o pátio de frente, descendo a rua.


Sobre a merenda

Sobre a merenda, tomamos conhecimento da existência de um cardápio elaborado por nutricionista, com os critérios adequados à nutrição escolar.

Cardápio bem elaborado pela nutricionista

Apesar do esforço dos servidores, a falta de regularidade e cuidados na entrega dos gêneros alimentícios, dificulta o cumprimento do cardápio, tendo os responsáveis pelo preparo da merenda que improvisar e oferecer alimentos que desagradam os alunos, e que não são adequados.

Ainda assim, a entrega dos alimentos merece mais cuidados quanto à procedência; as embalagens para produtos como carne animal devem ser mais adequadas (chegam em sacolinhas de supermercados); as frutas e legumes devem estar dispostos lá em tempo de serem preparados para atender o cardápio, estando maduros, frescos, conservados, ou como melhor adequados ao uso.




Alimentos na cantina - oportunidade de melhorias

Percebe-se a necessidade de uma campanha, junto aos alunos e servidores, para esclarecer a política de alimentação escolar, a questão nutricional, as normas que restringem alimentos industrializados e com componentes artificiais.

Questionando, tomamos conhecimento da ausência do Conselho da Merenda Escolar, que não tem reunido e nem comparecido no estabelecimento de ensino, no Ingo.

Temos certeza que, se apoiados, os servidores daquela escola poderão melhorar o fornecimento da merenda, com mais sabor e qualidade e conquistar ainda mais o paladar dos alunos, com alimentos naturais.

Sabemos do valor e importância que possui uma boa merenda para o desenvolvimento e aplicação do aluno nos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário