Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

MPF recomenda a Marconi que não emposse José Gomes na Saneago

Órgão adverte que descumprimento da recomendação pode acarretar em suspensão e até bloqueio de verbas federais para Goiás.
jornaltribunapopular
 
Ex-prefeito de Itumbiara, José Gomes pode não tomar posse como presidente da Saneago
Ketllyn Fernandes
Prevista para esta quarta-feira (27/3), mas adiada para a próxima semana, a posse do ex-prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha, do PP, como presidente da Saneago, não contava com intervenção do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), que na tarde desta terça-feira (26) enviou recomendação ao governador Marconi Perillo (PSDB) para que não emposse o pepista. (Leia aqui íntegra da recomendação)

Assinada pelo procurador Hélio Telho, coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF-GO, a recomendação aponta que José Gomes não se enquadra nas diretrizes da Lei da Ficha Limpa, uma vez que foi condenado por uso de verbas de gabinete da Câmara Federal enquanto deputado, em 1998, para pagar jogadores do Itumbiara Esporte Clube. Telho disponibilizou a recomendação na íntegra em sua conta no Twitter (
@HelioTelho).

A indicação de José Gomes chegou a ser descartada pelo governo justamente pela questão da Lei da Ficha Limpa, mas por não haver decisão colegiada, o nome foi liberado. Ele tem condenações no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Conforme o documento, caso a recomendação não seja atendida, o MPF irá postular na Justiça a anulação da posse, além da possibilidade de suspensão e até bloqueio de verbas federais para Goiás.

A recomendação pontua os fatos de José Gomes ter tido seus direitos políticos suspensos por oito anos pelo juízo da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Goiás e de a Saneago administrar recursos federais “oriundos de instrumento de transferências voluntárias sujeitos a prestações de contas junto ao Tribunal de Contas da União.”
26/03/13
Critérios da Ficha Limpa
JORNAL OPÇÃO

Um comentário:

  1. Já dizia o ditado...manda quem pode obedece quem tem juízo...onde esta o MP nesta hora...realmente muitos órgãos públicos nao gostam de cutucar peixe grande...ONG gostaria de sua manifestação sobre o assunto, vc pode ou tem juízo?

    ResponderExcluir