Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Mensagem de Final de Ano da AMARRIBO BRASIL. Feliz 2015!

Foto: Marcha Piauí 2014

Iniciamos 2014, com uma expectativa positiva, fruto do histórico dos movimentos sociais de combate à corrupção: julgamento do mensalão com condenação dos réus e sensação de que a impunidade finalmente foi vencida, neste caso; com a lei de responsabilidade de pessoas jurídicas, com a vigência da aplicabilidade da LAI - Lei de Acesso à informação.

De fato a corrupção é uma velha conhecida dos brasileiros. Em fevereiro de 1964, o então presidente Jango Goulart assinou um decreto, que promovia uma devassa na Petrobras para apurar as denúncias de corrupção, criando a Comissão Especial para Assuntos de Petróleo (fonte Almanaque 1964 de Ana Maria Bahiana). Hoje vemos novamente a empresa envolvida no maior escândalo de corrupção, e aguardamos que todos os envolvidos, independentes de partidos ou posições ideológicas sejam responsabilizados e devolvam os recursos roubados da Saúde, da Educação do Futuro das próximas gerações.
Em convênio com a CGU completamos projeto visitando 73 localidades em todo o Brasil e recebemos a visita de outras 18 cidades na sede da AMARRIBO, com o objetivo de fortalecer as ONGs formadas ou formar novas ONGs de Controle Social.
Estamos distantes ainda de termos o País que queremos, mas a luta das ONGs de Controle Social precisa ser fortalecida e protegida para que não tenhamos ativistas sociais, sendo covardemente agredidos ou privados da vida, em 90% dos casos, fazendo trabalho voluntário e correndo riscos.
Em Dezembro de 2014, a AMARRIBO BRASIL, junto com a Transparency International assinou um Memorando de Entendimento com o Ministério Público Federal para desenvolver um programa de Proteção as Vítimas da Corrupção. A Rede, que já sofre com falta de recursos, sente-se ameaçada, pois 30 % das entidades já sofreram assedio moral e ameaças por conta de denúncias feitas, e 50% dos membros temem por represálias aos amigos, parentes e a própria pessoa. Nisso, vemos a inversão de valores, que o Estado necessita assumir um papel mais propositivo.
Nesse cenário em que a AMARRIBO BRASIL, completa seus 15 anos de existência, nossa mensagem é de esperança para continuar mudando. Desejamos a todos um ano de muitas realizações, que possamos avançar combatendo a impunidade e minando a corrupção. Que possamos proteger nossas crianças, jovens, idosos e cidadãos em geral.
Que valores como Respeito, Dignidade e Amor ao Próximo voltem a ser importantes e ensinados nos lares, nas escolas e nos grupos sociais, sejam virtuais ou presenciais. Que o nosso Meio Ambiente seja protegido e respeitado!
Desejamos a todos um 2015 pleno de esperança na luta contra a corrupção.
AMARRIBO BRASIL

Lizete Verillo
AMARRIBO BRASIL
Caixa Postal 19 - Santa Eliza
13580-000 - Ribeirão Bonito - SP

55 16 3344 1179/ 55 11-99953-5732
www.amarribo.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário