Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

Usina de Reciclagem e Compostagem, torna-se um compromisso do Prefeito Joselir

USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO - Canápolis MG
 
Preocupado em acabar com o lixão existente no município e suas consequências, o Prefeito Joselir solicitou à ONG Transparência Cachoeirense a disponibilidade de um representante para acompanhar uma equipe da Prefeitura que faria uma visita à USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO na cidade de Canápolis MG, em funcionamento desde junho de 2000. Essa equipe está elaborando um relatório sobre o manejo dos resíduos urbanos em municípios que apresentam situações peculiares, avaliando a eficiência de uma usina de reciclagem e compostagem, na remoção dos materiais recicláveis (vidro, plástico, alumínio, papelão e ferro), presentes nos resíduos sólidos domiciliares, como também, a transformação da matéria orgânica em composto.
 
Equipe de Cachoeira Dourada e o Gerente da Usina
 
A experiência de alguns municípios, no equacionamento deste problema, mostra que a redução na fonte, a reutilização e a reciclagem dos materiais são alternativas para se maximizar a vida útil dos aterros sanitários, além de reduzir a extração de recursos naturais para sua transformação em novos produtos. Entretanto, deve-se levar em consideração que a coleta seletiva envolve aspectos de ordem disciplinar e cultural, sendo que sua aplicação efetiva depende de um nível de conscientização da população, razão pela qual não se pode esperar mudanças substanciais a curto e médio prazo. Neste sentido, as usinas de reciclagem e compostagem implantadas no país surgem como uma das alternativas para contornar a inércia de nossa sociedade em modificar seus hábitos e costumes.
 
 
 
 
Foram abordados os aspectos econômicos, como a estimativa dos custos operacionais e a receita obtida na venda dos materiais recicláveis e do composto cru e a caracterização dos rejeitos da usina, destinados ao aterro sanitário.
 
 
 
Algumas vantagens da reciclagem e compostagem com aterros de rejeitos são: Sistema Comprometido com a Proteção Ambiental; Propicia a Economia de Energia e Recursos Naturais; Proteção à Saúde Pública; Cria Oportunidades de Trabalho e Renda; Aumenta a Vida Útil da Área do Aterro (até 4 vezes); Recicla Resíduos Reintroduzindo-os no Processo Produtivo; Porque os resíduos gerados apresentam elevado potencial de reintegração ambiental, em torno de 75%; Para acabar com o lixão existente no município e suas conseqüências; Por ser um sistema de tratamento e não só de destinação final; Por ser uma solução de baixo custo se comparada a outros processos que trazem benefícios para a saúde pública e ao ambiente; Por ser uma solução que suscitará no município várias outras atividades a exemplo de: mobilização e participação da comunidade; implantação de projetos agregados; Geração de trabalho e renda, etc.
 

Um comentário:

  1. Os Municipios que atentarem para o assunto e forem pioneiros em açoes voltadas para a preservaçao do meio ambiente com certeza terao maiores crescimento e qualidade de vida em um futuro bem proximo.

    ResponderExcluir