Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os problemas na área da saúde em Cachoeira


Em Cachoeira Dourada comentam-se sobre sérios problemas na área da saúde e os sintomas estariam sendo sentidos por diversas pessoas que necessitam do atendimento público. Nos chegam relatos de mau atendimento, falta de transporte para pacientes que dependem de deslocamento para serem atendidos, deterioração das estruturas do hospital municipal, falta de equipamentos e insumos, dificuldades de relacionamento na equipe, entre outros.

A área da saúde é por demais sensível, pois, cada cidadão que é mau atendido sofre e junto sofre toda a sua família e amigos. Vai criando um clamor no qual a situação demanda respostas urgentes, explicações, esquemas de atendimento emergencial.

A ONG sabe de todas as demandas que recaem sobre o Executivo Municipal nesse início de mandato, renegociação de dívidas, busca por certidões negativas, reorganização do funcionalismo, limpeza da cidade, aquisições junto a fornecedores que não receberam o que venderam para a Administração anterior e tantas outras coisas.

Diante dos reclamos que nos chegam, tendo a vocação para ir na raiz dos problemas, buscar a verdade dos fatos e ajudar a comunidade com seu posicionamento, esclarecendo, a ONG resolveu ir entrevistar com o Secretário de Saúde, Sr. Izoldino, porque a saúde é prioridade absoluta e merece um enfrentamento mais humano. Sr. Isaías, Presidente da Câmara, acompanhou o início da reunião, indo junto com os membros da ONG.

Tratamos diversos assuntos, entre os quais aqueles que têm sido mais citados pelos pacientes:

- NÚMERO DE MÉDICOS PLANTONISTAS NO HOSPITAL SÃO 8 (GERALMENTE COM ATRASOS NA TROCA DE PLANTÃO). Segundo nos informou o Secretário, os atrasos ocorrem por conta de que os médicos, a maioria deles são de Itumbiara, pela própria condição de sua profissão, às vezes atrasam sua saída dessa localidade, porque estão finalizando um atendimento, chegando em Cachoeira com atraso, e, aquele que está saindo tem seus compromissos e não pode esperar o outro.

- ÚNICO MÉDICO ESPECIALISTA É UM CARDIOLOGISTA. Futuramente irão contratar um ortopedista para atender uma vez por semana.

- QUESTÃO DE ANESTESISTA: EXISTE UMA DÍVIDA DA GESTÃO ANTERIOR COM A CLINEST(CLINICA DE ANESTESIOLOGIA),NO VALOR DE R$ 38 MIL REAIS. PREFEITURA JÁ ESTÁ ENTRANDO EM ACORDO COM A MESMA, E ASSIM QUE EFETUAR O PAGAMENTO, VOLTA O ATENDIMENTO DOS ANESTESISTAS. NÃO HÁ DATA PRECISA PARA NORMALIZAR. Enquanto isso, os partos que estão por acontecer, que estão tendo o normal acompanhamento pela médica em Cachoeira Dourada, eles serão realizados em Itumbiara, em convenio intermunicipal para esta finalidade.

- REFORMA E AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL. UMA ARQUITETA DE GOIÂNIA ESTÁ À FRENTE DO PROJETO, ESTA ANALISANDO.

 - HAVERÁ UM ÔNIBUS PARA TRANSPORTAR PACIENTES PARA BARRETOS, COM CHEGADA PREVISTA PARA O DIA 14/05/2013.

- COMPRA DE CILINDROS DE OXIGÊNIO SOMENTE COM PAGAMENTO À VISTA, POIS HA DÍVIDAS DA GESTÃO ANTERIOR COM A EMPRESA DISTRIBUIDORA DE OXIGÊNIO, NO VALOR DE R$ 18 MIL REAIS.

- HÁ ORIENTAÇÃO DO TCM E ASSESSORIA JURÍDICA DA PREFEITURA, QUE RECOMENDA NÃO PAGAR ESSAS DÍVIDAS, SEM QUE A ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR APRESENTE A PRESTAÇÃO DE CONTAS RELATIVAS A ELAS, O QUE NÃO ESTÃO FAZENDO.

Por parte da ONG, foi indicado que tem faltado comunicação à sociedade, que informasse sobre essas dificuldades iniciais, que orientassem os pacientes sobre o esquema de atendimento que a Secretaria de Saúde pode suportar nesse momento. Agrego aqui, que a Secretaria deveria ter um procedimento para responder às reclamações dos cidadãos, quem sabe um livro, uma caixa tipo urna, onde ficasse registrada a reclamação, a data, o contato para a resposta, etc.

Ação e Comunicação, comunicação e ação, e, novamente ação e comunicação, e assim, sucessivamente, produzir atendimento e entendimento.

A situação tem viés político que deve ser esclarecido, também. Falei que o cidadão de Cachoeira Dourada estaria experimentando sintomas sérios na área de saúde e, sendo sintomas, isso indica a fase em que a doença é percebida.

Mas, a percepção da doença ocorre bem depois de seu contágio e das causas que a produziram. A doença política e administrativa que ataca a área da saúde vem de tempos passados. Isso nada ameniza o sofrimento atual, mas o povo deve saber a verdade, ainda que o sacrifício para atender a emergência não pode ser adiado.

Diz um provérbio português que: “Em casa onde não há pão, todos gritam e ninguém tem razão”. É quase assim a situação! Por que, quando o pão estava sendo desperdiçado, desviado e roubado não se ouviam tantos gritos? Pergunto! Lembro de um ou outro!

Quando peixes estavam sendo engordados com a saúde do povo; quando Cachoeira Dourada estava sendo preparada para ser enterrada em funerária quase oficial, não se ouviam gritos como hoje! Por que?

Há quantos anos não fazem uma reforma no hospital? Há quantos anos não se constrói um PSF de verdade? Há quantos anos não se adquire um aparelho de Raio X, e tantas outras demandas? Pergunto!

Não entramos no mérito das razões dos servidores, pois estas devem ser levadas ao sindicato que os representam, e este deverá dialogar e defender os direitos deles junto à Administração Municipal, e esta deverá garantir a liberdade de associação e negociação sindical. Entretanto, a Administração Municipal, defendendo o interesse público, tem o dever e a prerrogativa de exigir dos servidores o cumprimento de desempenho e qualidade, previstos nos contratos e nas leis que regem os serviços que prestam ao município.

Mas, sentimos a falta dos gritos dos servidores quando as verbas da saúde estavam sendo desviadas, levadas, surrupiadas para finalidades particulares, e os que sabiam o que estava ocorrendo, pela omissão, ajudaram a situação a chegar onde chegou.

Então, amigos servidores, coloquem a consciência em prova e, se lhes sensibilizar, vocês ainda podem ajudar a recuperar parte daquilo que se desviou. Lembrando dos fatos, procurem o Ministério Público, pois lá devem estar instaurados procedimentos de investigação relativos à saúde, que muito demanda informações para responsabilizar gestores que levaram a essa situação. Isso ajuda a tornar a saúde uma área valorizada e de respeito, onde se espera nunca mais meterão as mãos sujas para finalidades particulares.

Aos pacientes e povo em geral, que dependem disso para manter sua saúde, não deixem de registrar todo e qualquer mau atendimento que sofrerem. Registre e levem ao conhecimento do Secretário de Saúde, do Prefeito, da Câmara de Vereadores, da ONG, do Ministério Público. Com isso estarão ajudando vocês mesmos, a cidade e o povo que depende desse essencial serviço público, direito humano fundamental.

A Câmara Municipal, através de sua Comissão de Saúde, pode ajudar, fiscalizando a aplicação das verbas, debatendo idéias para os problemas, etc. Mas, atrapalhará se vereadores começarem, como faziam no passado, a encaminhar pacientes, pedidos de exames, rompendo a normalidade do atendimento público, que deve ser pautado pela igualdade de oportunidades, desviando das formalidades e regras necessárias. Porque, se for pelas mãos de vereadores, coitados daqueles cidadãos que não querem cair na politicagem, que não tem uma família numerosa para dar votos, coitados dos que não possuem um padrinho político. Rogamos ao Secretário de Saúde e ao Prefeito, que recusem esse expediente de vereadores burlarem a normalidade do atendimento, com a triagem que se faz necessária.

Mas, todos em Cachoeira Dourada devem saber por onde direcionar os gritos e, principalmente com o passado devemos gritar e amaldiçoar aqueles que contribuíram de modo nefasto para a situação. E a Administração atual agir rápido e comunicar melhor!

A ONG continua atenta ao problema, aberta a novas informações que queiram agregar o Secretário de Saúde e o povo em geral.

A saúde não pode mais ser motivo de politicagem, como em tempos recentes foi!

(clique na foto para ampliar)

Isso foi politicagem e que jamais volte a ocorrer!

15 comentários:

  1. Parabéns ONG pelo texto, disse tudo ai,parabéns ao secretario Dino que está neste cargo porque é uma pessoa honesta, coisa que não ocorria nos governos passados, caso este que deixaram dividas, já estive no hospital para ser tratado de cólica de rim e fui muito bem cuidado e tenho certeza que logo tudo vai melhorar pois em três meses do atual governo já houve muitas melhoras e logo tudo se acertara com a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Isso ai Secretaria da Saúde de Cachoeira mostra para o povo os problemas deixados, pois assim o povo passa a saber o atual motivo da saúde estar em um balão de oxigênio a mais de 8 anos, e sobre esta doação ai deste grupo da foto e o seguinte deveriam ser chamados de GRUPO QUE MENTE, nada mais a dizer não é atoa que o chamam de S..... Malandro!

    ResponderExcluir
  3. Diante de todos os tópicos relatados,cabe-nos a acompanhar o desenvolvimento dos projetos da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE,assim podendo esclarecer para ''O POVO''a realidade atual que encontra-se a área da saúde de Cachoeira Dourada.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do "Grupo que Mente" citado no comentário acima, realmente só mentiras...e ainda mais mentem usando o dinheiro publico...

    ResponderExcluir
  5. boa noite todos cidadão de cachoeira dourada e representante da ong transparente gostei da abordagem que vez na saúde mais que não entedi gostaria de saber do secretario sua forma de administrar se e discutindo com médicos nos corredores diretores isso juntos com pacientes e funcionários como um secretario desse pode ajudar o governo outra coisa saúde e gestão isso significa verbas especifica para quem não entendi o dinheiro e separado. sobre as dividas deixada isso sim pode ser negociadas com certeza o a divida e muitos grandes cabe a eles tomar suas providencias cabíveis mais não justifica maltrata as pessoas carentes que procura o hospital sobre politica no hospital isso infelizmente e lamentável mais eles próprios leva a esse ponto a pessoa chega pra ser regulado encontra uma ex. candidata que fala procura seu candidato talvez ele pode conseguir pra voce mais nao e por conta de nada eles nao tem noção que como fazer seu serviços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ONG temos repostas????? Parece que a visita nao esclareceu o verdadeiro clamor da população...entendemos das dificuldades, dividas deixadas pelos gestores anteriores ( fato que a anos acontece nessa pobre cidade) mas tratar bem as pessoas e obrigação...pagamos impostos para termos pelo menos um tratamento com humanidade...

      Excluir
  6. Boa Noite meus amigos oque esta acontecendo e que todos estao fechando os olhos pela situaçao na saude ,oque estao comentando e que o secretario da saude que tem que resolver os problemas na aria da saude ,e todos sabem que isso nao esta acontecendo essa semana precisei ir em goiania e que ajudou foi um dos vereadores,essa semana estava presente na clinica sara e tinha muitas pessoa pasaando mal la , e precisava fazer exames e o secrtetario da saude nao queria liberar pra fazer ,Se nao fosse o dr paulo a brigar pra fazer os exames todos tinha saido sem fazer ,QUE SECRETARIO E ESSE GENTE?

    ResponderExcluir
  7. Belo gesto da ONG transparência Cachoeirense,em mostrar para o povo o que realmente acontece,pois se esperarmos pela comunicação por parte da administração,jamais saberíamos o que se passa.
    Mas ainda tenho dúvidas sobre algumas coisas,por exemplo:como a verba da saúde é específica,cabe à administração negociar estas dívidas,e saber administrar o dinheiro.
    Outro problema que não foi sitado na matéria e que precisa ser esclarecido é a questão de certas discórdias dentro do hospital,pois é visto quase que diariamente ,desentendimentos entre médico e secretário,entre direção do hospital e secretário,pacientes com secretário...é uma série de desentendimentos,todos relacionados ao secretário.Acredito ter algo de errado,pois quando um ser humano tem um desentendimento eventualmente com alguém,tudo bem,normal!mas quando ah uma série de desentendimentos,onde o problema é sempre com a mesma pessoa,acredito que o problema está neste alguém.ou será que todos estão errados e só o secretário tem razão?

    ResponderExcluir
  8. bom dia adenir cade o secretario que ia na tribuna gritar em bom tom e voz que a saude de cachoeira era esquecida agora ele ta com poder na mao mais infelismente continua so gritando mais agora e com os funcionarios e os pacientes acorda joselir esse cara da ti maltrado seu povo isso e ruim pro seu governo que esta ficando na historia em 90 dias vce ja conseguir resolver pedencias de 9 anos e ele simplesmente com um grito acaba fazendo o povo ficar com raiva nao dele mais de voce querendo ou nao refletem em voce eprincipalmente nos vereadores que combrados mais nao pode fazer nada quer um conselho ta na hora de mudar alguns profisionais que falam que esta ti ajudando fica esperto com seu vice quando vce corre atras de seus objetivos para mudar nossa cachoeira ele continua ti derrubando ta doidinho para tomar seu lugar e falo que secretario e seu eo pior que que ele fazer voce assina embaixo isto foi dito de alto e bom som pros funcionarios e que estava perto para houvi sera que voce e tão inocente assim deixar uma cara que nao teve capacidade de si reeleger derrubar sua linda e arrojada administração fica a dica

    ResponderExcluir
  9. Sobre as reclamações quanto a possíveis tratos mau educados que estariam sentindo algumas pessoas, logo poderei gravar cada uma delas, das pessoas que quiserem se apresentar e divulgar à comunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Adenir nao trabalhamos numa empresa como a sua em que pode apresentar e divulgar...nos funcionários públicos sofremos as vezes perseguições ou somos excluídos por manifestar demais....aqui na cidade as pessoas saem na rua apenas em época de política. Nao e tão Facil dar a cara pra bater em inicio de mandato....

      Excluir
  10. Todos tem o direito de se manifestarem e também de denunciarem apresentando as provas daquilo que está dizendo. A Administração Pública é pautada por princípios e tenho plena certeza que ao fazer uma denuncia com provas os órgãos competentes levarão adiante uma investigação e as possíveis punissões certamente virão. Usem de suas prerrogativas como cidadão e ajudem uma cidade a alcançar dignidade. Eu, Sélio Antonio Moreira da Silva, assino o que escrevo. Somente assim poderemos contribuir e participar de uma cidadania plena.

    ResponderExcluir
  11. Sou a favor de uma gestão séria dos recursos da saúde e da educação. Estou torcendo para que o Dino consiga realizar bons projeto e o Janilson também. Precisamos ajudar e quando necessário criticar construtivamente. Por enquanto oro para que vocês consigam fazer resgate do que perdemos no passado.

    ResponderExcluir
  12. Também tem o lado de diminuir o bom profissional da saúde, só por serem concursados, já os contratados tem regalias e proteção, quanto a qualidade do serviço, isso não importa. Importante é proteção que tem do secretário da saúde.

    ResponderExcluir
  13. SABADO INFELISMENTE NA SEMANA QUE FOI QUESTIONADO A SAUDE NO SABADO NAO TINHA MEDICO DE PLANTÃO SI NAO FOR O EDIMILSON E SUA COMPENTECIA OS PACIENTES TAVA FUDIDOS

    ResponderExcluir