Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LULA GANHA AS ALGEMAS DE OURO, DEMÓSTENES AS DE PRATA E SERGIO CABRAL AS DE BRONZE.



Os vencedores do Troféu Algemas de Ouro 2012 foram o ex-presidente Lula (ouro), o ex-senador Demóstenes Torres (prata) e o governador do Rio, Sérgio Cabral (bronze). A festa de premiação foi realizada neste domingo, dia 20, durante o Grito de Carnaval do Pega Ladrão, no Leblon. RJ. Além das algemas, o vencedor recebeu um checão de R$ 153 milhões, valor desviado dos cofres públicos com o Mensalão, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF).




A escolha da personalidade mais corrupta de 2012 foi feita através de enquete no Facebbok. Foram computados mais de 14 mil votos válidos pelo Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade, que organizou o concurso. Os organizadores impugnaram cerca de 9 mil votos falsos, enviados por software robô. A votação começou em novembro e foi encerrada no dia 15 de janeiro.

TENTATIVA DE FRAUDE

Os organizadores comunicaram a tentativa de fraude ao Facebook no último dia 9 após serem alertados por centenas de comentários na rede social, indicando eleitores repetidos, perfis com os mesmos nomes e fotos iguais e sequências de votos vindos do exterior de perfis criados há poucos dias e com quantidade irrisória de amigos e interações. A manipulação também foi comunicada em nota à imprensa.

A primeira edição do Troféu Algemas de Ouro (2011) foi vencida pelo senador José Sarney com 60% dos 7 mil votos. As Algemas de Prata ficaram com o ex-ministro José Dirceu. E as Algemas de Bronze ficaram com a deputada federal Jaqueline Roriz.

CRITÉRIO DE VALIDAÇÃO DOS VOTOS

O total de votos e a amostra foram apurados no dia 15 de janeiro, à meia noite, ocasião estabelecida na enquete para o fim da votação. Para a validação dos votos, foram usados os recursos disponíveis no Facebook, que limita o número de perfis visíveis. As quantidades de votos visíveis de cada candidato estão na coluna “Amostra” da planilha abaixo. A análise para detectar perfis falsos foi feita sobre essa amostra. Foram visitados todos os perfis visíveis para avaliar a origem e as informações de cada um: nome, foto, postagens, idiomas, data de entrada no Facebook, número de amigos etc. Para evitar erros decorrentes da amostra, foi aplicada redução de 20% (margem de erro) nos perfis considerados falsos.

OS CANDIDATOS

Para os organizadores da enquete, todos os dez candidatos ao troféu merecem as algemas. Os candidatos da segunda edição do Troféu Algema de Ouro foram: Demóstenes Torres (ex-DEM/GO), ex-senador, da Quadrilha Delta-Cachoeira; Eduardo Azeredo (PSDB/MG), deputado federal, envolvido no mensalão do PSDB de MG; Erenice Guerra (PT), ex-ministra da Casa Civil, afastada por tráfico de influência; Fernando Pimentel (PT), ministro do Desenvolvimento, acusado de consultorias fantasmas; Fernando Cavendish (Delta), ex-presidente da Delta, empresário líder no mercado da corrupção; Jader Barbalho (PMDB/PA), senador, escapou da Lei da Ficha Limpa, envolvido no escândalo da Sudam; José Roberto Arruda (ex-DEM/DF), ex-governador do DF, cassado por corrupção explícita; Lula (PT), ex-presidente, que não sabe do Mensalão nem do Rosegate, pelo conjunto da obra; Paulo Maluf (PP/SP), deputado federal, fugitivo da Interpol, pelo conjunto da obra; e Sérgio Cabral (PMDB/RJ), governador do RJ, da Gang do Guardanapo, amigo da Delta.


(https://www.facebook.com/questions/381242668631728/) 

2 comentários:

  1. Acho que Sérgio Cabral não deveria ter entrado na disputa. Nada do que acusam ele tem algo que comprove que realmente tenha acontecido.

    ResponderExcluir
  2. Esse povo não tem o que falar, ainda falam do lula, um presidente que fez muita coisa do Brasil, tinham é que colocar ai o Fernando Henrique Cardoso que deixou o Brasil quebrado e devendo rios de dinheiro ao FMI, coisa que o Brasil pagou no governo lula e ainda ta emprestando dinheiro....

    ResponderExcluir