Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Cachoeira Dourada com nova Administração Municipal e a ONG

Seremos o que devemos ser: uma ONG dedicada à transparência e o combate à corrupção! Sim, mas acrescentamos mais dois objetivos ao nosso estatuto; quais sejam, a defesa do meio ambiente e dos direitos humanos fundamentais.
A defesa do meio ambiente sadio e equilibrado para esta e as próximas gerações foi requerimento da Transparência Internacional, entidade que esta associada com associados nossos.
Em Cachoeira Dourada, os combatentes membros da ONG estão vivendo uma espécie de crise existencial, pois, acostumamos nos últimos anos a acidez de nossas críticas contundentes contra as autoridades da Administração Municipal, das inúmeras representações ao MP, de tantos requerimentos de informações negados e das ações mandamentais na justiça buscando o direito liquido e certo de ser informado. Não era para menos, pois, a sensação de ver uma comunidade tomada por Ali-babá e os 40 “auxiliares” era muito real e materializada.
Agora, com a posse de uma nova Administração Municipal nutrimos sinceras esperanças de um encaminhamento digno, honesto e integro para o futuro da comunidade, o que nos obriga uma reflexão de nossas posturas e de ter um posicionamento de colaboração para com o poder público e, principalmente com a comunidade.
Vamos refletindo e encontrando o nosso melhor papel para os tempos que virão e, para cumprir nossos objetivos, não há dúvida, será o mesmo que antes, com algumas diferenças, a saber:
- Acumulamos uma experiência rica em comunicar, analisar a conjuntura política, social e administrativa, e,
- Estamos diante de uma nova Administração Municipal, que a grande maioria da população confiou seu voto e hipotecou esperanças.
Então, temos um compromisso voluntário e inafastável com a comunidade, visando desenvolver cada dia mais o sentimento de cidadania, participação, bem comum, democracia, interesse público, legalidade, honestidade, probidade e idoneidade.
E, com base nesses sentimentos fundamentais, ajudaremos a estabelecer diálogo social e político com a Administração Pública para a consecução dos objetivos da sociedade, ou seja: o desenvolvimento econômico e social.
Assim, saberemos identificar, tratar e relacionar com tudo de melhor que vier nessa nova Administração, por mera diferenciação em cada momento, plano, atividade, contratação, obra, serviço, entre outros aspectos.
Esperamos e temos fundadas razões para acreditar em um diálogo democrático com a nova Administração, colaborativo sempre que solicitados, sugestivo quando oportuno, crítico quando avaliarmos necessário, sem que isso signifique abdicar de nossa relação direta com a comunidade, transmitindo nossa visão de cada momento.
De maneira alguma seremos consultores da Administração Municipal, pois não é nosso papel; tampouco seremos “gurus”, aproveitando da pouca experiência de membros dela para ir emplacando nossas vontades a despeito do restante da comunidade; muito menos seremos correia de transmissão das vontades das novas autoridades, avalizando e propagando para a comunidade nossa concordância sem nenhuma avaliação autônoma.
Não temos e nem teremos relação de subordinação com a nova Administração e estaremos atentos constantemente com a tolerância que deve pautar o poder público em relação à cidadania, apreço à liberdade e democracia.

Nosso primeiro encontro com a nova Administração Municipal

Na última quarta-feira a ONG realizou uma importante reunião, onde tratou de definições de seu estatuto, filiação de membros e entidades associadas, além de temas locais, como o Plano Diretor.
Antes de conversar com seus membros a ONG queríamos ter uma impressão pessoal da nova Administração Municipal, o que levou os Srs. Sélio e Adenir à Prefeitura em uma visita de observação, com rápidas conversas com o Presidente da Câmara, vereadores que por lá se encontravam, Secretários de Administração e Saúde, observação nos comunicados afixados no quadro de avisos e placar da Prefeitura.
Estando ali, o Prefeito nos recebeu e nos chamou para sua sala onde conversamos por uns 40 minutos, de forma cordial e agradável. Falamos sobre alguns temas, principalmente Plano Diretor e Comunicação Social.
Estando presentes o Sr. Albatênio e Stênio Pratti, o Prefeito nos garantiu que na elaboração do Plano Diretor, será concedido à ONG, assim como a todos os cidadãos da comunidade, a oportunidade de participar aportando sugestões e idéias a Lei que irá definir diretrizes do desenvolvimento do município.
Sobre a questão da comunicação social expressamos e sugerimos a necessidade da Administração ter uma postura mais ativa, divulgando os atos administrativos, a realidade encontrada após a posse, os planos, as realizações e demais aspectos do cotidiano, como forma de sobrepor-se aos boatos, coisa comum em cidade pequena. Reclamamos sobre o site da Prefeitura que ainda não está funcionando, tendo respondido o Prefeito que está sendo providenciado o atendimento desse serviço informativo ao cidadão.
O Prefeito nos ofereceu, para qualquer assunto que nos interessar, canal direto de comunicação, o que agradecemos. Notamos boa vontade e disposição e, em relação à organização administrativa, compreendemos as dificuldades que encontrou depois de dois mandatos que solapou as bases da profissionalização do funcionalismo administrativo, tendo que improvisar e levar adiante os primeiros serviços a qualquer forma.

Os Boatos, a ONG, a Comunidade e a Administração

Onde falta comunicação veraz e eficiente correm soltos os boatos, pois, em uma comunidade pequena nada se passa em segredo absoluto. Acaba sendo uma forma de suprir a falta de comunicação oficial.
A ONG escuta e observa toda forma e conteúdo de comunicação que circula pela cidade, inclusive os boatos. Entretanto, não valoriza nada que não se confirma com o tempo, e esse é implacável em sua propriedade de revelar a verdade. Mais cedo que tarde ela aparece desnudando o que estiver encoberto!
Dos boatos esperamos que não se confirmem os que dizem respeito a coisas negativas e torcemos para ser verdades somente aqueles que enaltecem qualidades, bons planos, realizações, etc.

Em conclusão, nos encontramos diante de enormes desafios e oportunidades de superar o atraso que se encontra a cidade.
Não será com intrigas que iremos fustigar os legítimos atos da Administração para superar esse atraso, desde que se atenham à legalidade, muito pelo contrário. Se somos todos de boa-fé, Administração, ONG e cidadania em geral, cada um cumprindo seu papel, cada atitude de cada uma das partes será para engrandecer e melhorar a vida dessa comunidade.

Assim, seremos o que devemos ser.
ONG Transparência Cachoeirense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário