Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Todas as fichas no Turismo


Vários governos passaram por Cachoeira Dourada e diziam estar jogando todas as fichas no turismo. Passados tantos anos, praticamente nada resultou dessas declarações e das incertas atitudes que efetivamente tomaram.

Agora, sob nova Administração a comunidade tem nova chance de ver o turismo chegar e promover desenvolvimento econômico e social que beneficie o povo.

Apostar fichas no turismo e esperar resultados compensadores demanda, antes de mais nada, uma declaração e demonstração política inequívoca, que sinalize a toda comunidade e região vizinha, de que a Administração estará de corpo e alma, no dia a dia, planejando, investindo, administrando, zelando, preparando o cotidiano e o futuro.

O turismo em Cachoeira, aproveitando as características geográficas, do ambiente e da sociedade, poderá se desenvolver aproveitando o potencial atrativo do lago (orla, praia, passeios náuticos, etc), as águas quentes dos clubes, o potencial para o ecoturismo e pousadas rurais.

E como materializar algo que seja emblemático dessa postura que me referi anteriormente, que demanda da Prefeitura se apresentar como força organizadora e propulsora, sendo forte, presente e arrojada?

A oportunidade está ai, o Hotel da Celg, hoje abandonado, pode ser esse objeto que, sendo bem aproveitado poderá vir a ser emblemático do esforço e compromisso da Administração Municipal para desenvolver o turismo de forma planejada e sustentável.

Aproveitar essa estrutura do Hotel, adequá-la, ampliá-la e levar para lá, senão toda a Administração Municipal, mas pelo menos as pastas e órgãos afetos ao turismo e meio ambiente.

Sabemos do programa de governo do Joselir, que contém a proposição de criação das agências de meio ambiente e turismo, que substituem as Secretarias de mesmo nome. Imaginem que essas agências fossem nesse Hotel instaladas, também, um centro de informações ao turista, departamento de esportes, cultura e lazer, quem sabe um auditório municipal (faz muita falta). Um local onde se realizassem eventos culturais, sociais, entretenimento, espetáculo.

Isso é pensar com grandeza a questão do turismo sustentável.

A presença dessas Agências Municipais, órgãos e serviços ao turista instalados naquele local, na orla do lago, harmoniza com o ambiente e com as propostas de desenvolvimento do turismo, faz sentido, torna-se um emblema com carga simbólica capaz de inspirar visitantes, investidores e a sociedade em geral. Impõe respeito e credibilidade ao planejamento e esforços da Administração. Opera, inclusive, na melhoria da auto-estima da comunidade e dos servidores públicos envolvidos com a questão.

Que a Administração Municipal lidere essas mudanças, ocupe aquele espaço, dedique ao planejamento e atividades conseqüentes com a declaração política de desenvolver o turismo sustentável.

Ser emblemático é colocar carga emotiva, transformando em idéia-força aquilo que era somente uma expressão. A mística gerada transcende o espaço e o tempo, espalha na região e alcança o futuro da comunidade.

Um comentário:

  1. Acho uma boa aplicação a preocupação com o turismo da cidade, mas o prefeito não pode se esquecer da educação, a Escola INGO está funcionando hoje sem as zeladoras, as merendeiras estão tendo que ir para a faxina, pois até agora nada de funcinários da limpeza, também não chegou material de limpeza e pra merenda, e hoje é quinta feira. Como pode as aulas começarem dia 4 desse geito?

    ResponderExcluir