Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nossos meninos vereadores



Dia 15/08, uma segunda-feira, participei junto com outros tantos cachoeirenses em uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Cachoeira Dourada.
Testamos os níveis de tolerância à participação e o convívio democrático entre a Administração Pública e o povo, nessa cidade.





Apesar de indícios reveladores da má vontade com esta forma de expressão da cidadania, quando, dezenas de faixas colocadas pela ONG foram retiradas das ruas; quando a Rádio Comunitária não foi colocada para transmitir o evento, como é costume nas reuniões da Câmara; quando um trio elétrico já esperava para sair comemorando o resultado que a Administração Pública queria, ainda assim saímos da audiência com um certo gostinho de democracia, ainda que leve.





Colocamos nossas preocupações, fazendo da maneira mais formal possível, deixando lá ofícios solicitando providências e informações, demonstramos que a intranqüilidade representada por dispositivos dos projetos em apreço são merecedores de um encaminhamento diferente.





De lá saímos com a promessa de que, outras audiências públicas ocorreriam, para tratar do assunto, e, em alto e bom som o Presidente da Câmara garantia aos presentes que, a próxima ocorreria durante à noite, para possibilitar a participação das pessoas que trabalham durante o dia, que não podem ser liberados para a participação, o que não ocorre com os servidores públicos e alunos de escolas.





Ledo engano nosso haver acreditado, pois, os interesses ocultos por trás desses projetos são grandes e capazes de qualquer coisa para aprovar isso, a qualquer custo.








É o tipo de interesse que, mancomunado com a atual administração municipal, não admite que o povo participe, entenda, apresente alternativas, busque uma maneira de atender a vocação turística de Cachoeira Dourada em benefício de todos, de forma planejada, que respeite direitos, que proteja o meio ambiente, entre outros importantes aspectos. A encomenda é grande e não imaginamos o tamanho do preço!
Uma semana depois e as notícias que saem daquela casa, que deveria ser a “casa da democracia”, são as que, infelizmente temos que enfrentar. Ouvir o povo para que? Isso é coisa da ONG! Vão votar isso assim mesmo, com algumas coisinhas diferentes, para não dizer que não ouvem o povo, mas mantendo o fundamental!





Para pressionar, vão colocar o projeto de Plano de Cargos e Salários dos Professores, misturado na mesma convocação extraordinária, para manipular a votação, visando colocar os professores contra os vereadores de oposição e, de carona aprovar o projeto de PPP.





Hoje, com as notícias que de lá vem, nós podemos nos sentir como se fossemos pais de adolescentes mal criados, é assim, como estão merecendo ser acompanhados e tratados nossos vereadores (nem todos, é verdade), da mesma maneira que se faz, ou tenta-se fazer com as crianças.





A promessa de nossos meninos não será cumprida, brincar de audiência pública foi o que fizeram, e nunca mais, pois, dessa vez estivemos por perto e vimos que alguns se portaram muito mal!





Um dia lhes demos confiança, prometeram cuidar da nossa casa comum (a cidade), zelar, vigiar, fazer as regras para o melhor aproveitamento. Disseram que iam reunirem-se para as decisões, quando estivéssemos por perto, depois do trabalho, à noite.





Lhes dedicamos uma mesada par isso, para cumprirem bem essas obrigações, para ver se crescem, criem juízo e tomem responsabilidade, e, fundamentalmente, para que não aceitem ofertas de estranhos, o que é muito perigoso.





De tudo que prometeram, em nada mais se pode confiar, fazem justamente ao contrário. Nas poucas vezes que ainda conseguimos conversar com eles, só de olhar nos olhos sabemos que não dizem a verdade, escondem o que pensam fazer.
Continuarão desobedientes ao povo, travessos, não escutam conselhos, não aprendem, não estão merecendo nossa confiança.





Mas o pior disso, e muitos pais sabem como são meninos mal educados, quando ficam sozinhos, são capazes de fazer uma farra enquanto estamos longe, trabalhando.
E sempre estamos trabalhando, o dia todo, enquanto os meninos fazem todo tipo de estripulia, abrem a casa para estranhos, gastam das nossas economias com besteiras, não cuidam do nosso patrimônio!





O que será de nossos meninos na vida? O que vão fazer daquilo que tanto lutamos para construir? Eles parecem não dar valor a nada e abusam de nosso sacrifício!





Até quando vamos continuar tratando destes meninos? Até quando?

Aos que tiverem juízo e são merecedores de confiança, lhes pedimos não deixar os outros fazerem besteira, pois, um dia serão reconhecidos como os meninos que salvaram a casa de todos nós, impedindo que fosse entregue de mão beijada!
Nós não podemos estar juntos todo o tempo; temos que trabalhar para o nosso futuro! Ajudem-nos!

11 comentários:

  1. O que a politica brasileira, desde a federal até a municipal precisa, é ver o povo, ver que não aceitam mais isso. Sei do papel da ONG, mas precisa de mais. Reúnam essa população indignada de CD, façam protestos, mostrem que não são apenas "alguns", mas "muitos" descontentes. Façam descer goela abaixo desses políticos a DEMOCRACIA e o ESTADO DE DIREITO.

    ResponderExcluir
  2. O povo deve se unir...Muitos estão descontentes.A solução é não parar e sim se organizar,reunir a população..Talvez fazer uma pesquisa com a população, um abaixo assinado e levar até eles, pra sentirem o peso.E os meios de comunicação são os que devemos ter de aliados, devemos ir lá, falar, não calar..Água em pedra dura, bate tanto até que fura...Por favor façam uma pesquisa e vejam que é necessário mudar através da união, O POVO É A VOZ DE DEUS..

    ResponderExcluir
  3. Não podemos desistir de nossas "crianças"!

    ResponderExcluir
  4. Esses "meninos" estão se esquecendo que ano que vem nos encontraremos nas urnas. Ah garanto que se esqueceram rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Esta atual Câmara, tem-se mostrado como uma das piores que Cachoeira Dourada já viu.
    Alguns dos vereadores, que no início do mandato pareciam bons, mostraram ao que vieram: SÓ QUEREM SE ARANJAR!
    É uma vergonha!!! Ai que saudades de alguns vereadore(a)s que passaram por esta Casa!
    Será que algum dia o povo de Cachoeira Dourada poderá voltar a falar que tem uma Câmara com vereadores honestos e que realmente defendam os interesses da comunidade e não dos seus próprios?
    Tudo depende da conscientização dos eleitores, que devem deixar de votar em troca de favores e promessas demagógicas! Devem analisar a honestidade e competência dos candidatos para escolher os melhores.
    Afinal, TODO POVO TEM O GOVERNO QE MERECE!
    Se estão lá, foi porque o POVO VOTOU! Agora é hora de chorar as péssimas escolhas que fizeram!

    ResponderExcluir
  6. Já estamos cansados com tudo isso, chega de tanta “falcatrua” ! Chega de tanto interesse próprio! Volte os olhos para nossa cidade SENHOR PREFEITO E VEREADORES QUE SÃO CONTRA O POVO! Deixem que o sol brilhe para todos e não só para alguns!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, falou e disse, o povo está querendo mesmo um manifesto nas ruas, só assim esses políticos vão ver que tem que mudar. Ou vão ter que sair da cadeira que o povo os colocou...

    ResponderExcluir
  8. Ainda existem pessoas boas nesse mundo, pessoas que querem ver mudanças nessa cidade, melhorias, ver a cidade crescer como ja deveria ter crescido, mas infelizmente a CORRUPÇÃO está impregnada no povo ou na maioria dele. Passando de geração em geração, Cachoeira Dourada não cresce porque é uma geração CORRUPTA após outra. Vou explilcar, um vereador eleito porque tem uma familia muito grande extendendo aos amigos que so querem saber daquela festa ou cervejada, deixa esse vereador ficar sem nada, pobre pra ver pra onde vão os amigos. Outro vereador organizou carteira de pescador Profissional para mais da metade da Polulação. Outro vereador paga cerveja no boteco todo dia para uma vizinhança inteira. Outro vereador distribui milhares de bolsa família, e por ae vai. Ai eu pergunto, os Políticos são corruptos?? CLARO, porém, as pessoas que aceitaram essas maracutaiada toda, o dinheiro, as festas, as carteiras de pesca pra receber na piracema, a bolsa familia onde sabemos que muitas dessas pessoas não precisam desse beneficio enquanto que várias passam fome, todas essas pessoas eleitoras que fizeram isso em troca do voto, também são CORRUPTOS, carregam a culpa de toda essa sem vergonhice que esta ocorrendo em Cachoeira Dourada, o pior de tudo é que não sentem remorso, não tem vergonha na CARA, e fará com que isso aconteça novamente nas próximas eleições. Nossas esperanças, são de entidades não governamentais como essa ONG, como as pessoas que participam, que apoiam, que põem a boca no trombone, talvez isso faça acordar a parte boa da População e fazer ganhar força para essa luta eterna contra a CORRUPÇÃO. Força e Perseverança a todos BRASILEIROS CACHOEIRENSES!!!

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente.
    Tão corruptos quanto os políticos, são os eleitores que vedem seus votos.
    Estes eleitores não podem cobrar nada dos políticos porque estes não lhes devem nada; os votos foram comprados e pagos.
    Os funcionários da prefeitura e os demais que foram iludidos, agora estão pagando por terem acreditado.
    E nós, que não votamos, porque tínhamos discernimento para ver que o lobo (...) estava na pele do cordeiro, temos que pagar pelo erro dos incautos... Infelizmente, isso pode ocorrer num regime democrático, pois a maioria decide.
    OF

    ResponderExcluir
  10. Vai ser tudo junto misturado ai confude a cabeça do povo votação ppp e professores kkkkkk porque aproveitam vota plano de carreira funcionario adminstrativo ai omelete fica maior kkkkkk ja era ser votado larga dessa istoria gratifição horas extra para alguns com (Q.I)

    ResponderExcluir