Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A ameaça de um bom exemplo!

Estive lendo um livro de Noam Chomsk, intitulado “O que o Tio Sam realmente quer”. Veja no link: http://www.midiaindependente.org/media/2009/10/456172.pdf

Segundo a lição do livro, o que mais os EUA temem é a ameaça de um bom exemplo nos países pobres, que pudesse servir ao mundo, deixando claro que é possível desenvolver, fazer justiça social, democratizar as estruturas da sociedade, exercer a soberania, entre outras medidas para o engrandecimento da cidadania, sem a tutela americana.

Temem tanto este bom exemplo, que os EUA nunca hesitaram em intervir onde ele aparecesse ou ameaçasse aparecer. Implantaram ditaduras em vários países do mundo para impedir este bom exemplo ameaçante, inclusive no Brasil em 1964, no Chile em 1973, Guatemala, República Dominicana, Granada, etc.

Depois de ler, comecei a traçar uma comparação com a situação de Cachoeira Dourada, onde, sem dúvida, o trabalho da ONG Transparência Cachoeirense é um extremo bom exemplo.

Se as idéias preconizadas por esta entidade tomar conta da cidade, das consciências, não tenho dúvidas que a comunidade irá desenvolver muito, canalizando todos os recursos para seu devido lugar, fazendo justiça social, democratizando a Administração Pública, melhorando a saúde, a educação, a estrutura de equipamentos públicos, e tudo mais.

Mas isso é uma ameaça a quem não pretende que o povo seja atendido adequadamente, pois isso importaria no fim de seus privilégios pessoais, e, portanto deve ser combatido.

As vezes esse combate são ameaças, conforme ocorreu no passado recente; difamação junto à população, visando desacreditar o trabalho da ONG, entre outros expedientes mesquinhos!

Depois do importante Seminário de Combate à Corrupção realizado em Cachoeira Dourada, que contou com o respaldo de altas autoridades do Ministério Público e personalidade nacionais especializados no assunto, parece que esses métodos mais grosseiros de intimidação foram abandonados e em seu lugar podem tentar formas mais, por assim dizer, “mais elegantes” para tentar calar a ONG.

Ao que parece, agora vão iniciar a fase de intimidação processual, ou seja, frente a qualquer comentário que faça o dirigente da ONG, vão processar o cidadão que não faz outra coisa senão lutar contra a corrupção em Cachoeira Dourada. Pois, o bom exemplo da ONG e seus lideres é uma ameaça a privilégios imorais que se estabelecem junto à Administração Pública Municipal.

Será quem vai encabeçar tão desonrosa e suja tarefa?

De qualquer forma, sabemos que a união dos cidadãos de bom caráter sempre é necessária para apoiar o trabalho da ONG e de suas lideranças.

Se intimidações desse tipo se efetivarem, não vamos poupar esforços para esclarecer o povo de Cachoeira Dourada dos acontecimentos e das motivações, buscando apoio onde puder, nos sindicatos, entre nossos colegas de todas as atividades, nas entidades de defesa dos direitos humanos, na OAB, e onde mais for necessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário