Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Encontro debate criação de ONG em Itumbiara para defesa do patrimônio público

Presidente de ONG e promotor destacaram importância do controle social
Estimular a criação de um organização não governamental (ONG) para atuar na fiscalização da gestão pública no município – este foi um dos objetivos de encontro realizado ontem (27/8) nas Promotorias de Justiça de Itumbiara, dentro da programação da Semana do Fortalecimento do Controle Social, evento que está sendo promovido pelo Ministério Público de Goiás em 56 comarcas de todo o Estado. Coordenada pelo promotor Reuder Cavalcante Motta, a reunião contou com palestras e debates envolvendo o público específico convidado para o evento: contabilistas, contadores, médicos, advogados, professores, engenheiros e profissionais de outras carreiras que não tivessem vínculos com a administração municipal.

Na abertura do encontro, o promotor buscou contextualizar os convidados sobre a proposta do MP-GO em relação ao fortalecimento do controle social nos municípios, salientando a importância do engajamento da comunidade na fiscalização dos atos dos gestores públicos e, de consequência, no combate à corrupção. Reuder Motta também ressaltou o reconhecimento internacional em relação à efetividade do controle social da administração público na inibição dos atos de improbidade.

Na sequência da programação, o presidente da ONG Transparência Cachoeirense, Sélio Moreira, fez uma exposição sobre a trajetória da entidade, fundada em 2008 no município de Cachoeira Dourada, vizinho a Itumbiara. Os relatos das conquistas obtidas com o trabalho da ONG, na avaliação do promotor, serviram de incentivo aos participantes do encontro, que, durante os debates, assumiram o compromisso de realizarem uma nova reunião já no próximo mês. Para Reuder Motta, o balanço do evento foi positivo, diante do nível elevado das discussões.


A semana
As atividades planejadas pelo MP para a Semana do Fortalecimento do Controle Social pretendem chamar a atenção da sociedade para a importância de fortalecer os mecanismos existentes de fiscalização, pela própria população, da gestão pública. A ideia é provocar a sensibilização da comunidade para que essas ferramentas de controle social sejam implementadas e intensificadas em cada município, de forma a possibilitar uma fiscalização mais efetiva da conduta dos gestores públicos.
(Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: acervo da 3ª Promotoria de Itumbiara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário