Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O ciclo da terra!

Ontem recebemos uma informação de que estavam depositando terra do cemitério em um local da Vila Operária.

Estivemos por lá e nada confirmamos, mas, nos surgiu a curiosidade de visitar o cemitério municipal e verificar como e tratada a questão da terra retirada para abertura de covas.

Encontramos no cemitério várias novas covas sendo abertas e uma certa quantidade de terra acumulada ao redor, mas, com indícios de que já haviam retirado parte.

(cliquem nas fotos para ampliar)


O funcionário que nos atendeu naquele local nos informou que a terra dali é depositada nos fundos da Prefeitura velha, e, para lá fomos. Realmente, neste local encontramos uma grande quantidade de terra depositada em montes, onde havia sinais de trânsito de máquinas e caminhões, demonstrando um certo "entra e sai" com o material.



Neste ponto, já coloco algumas questões para serem respondidas, que ainda não tenho suficiente conhecimento para afirmar, mas são inquietantes:


1 - Que medidas de proteção e segurança sanitárias e ambientais devem ser tomadas no manejo de terra oriunda de cemitérios em uso?


2 - A que uso pode ser destinado esta terra?


3 - Oferece algum risco de contaminação?


4 - O local de depósito dela pode ficar aberto ao tempo?


5 - Deveria haver um licenciamento ambiental para a atividade de transporte e depósito?


Sobre isso vamos pesquisar e procurar respostas com as autoridades competentes.


Na vizinhança de onde está depositado a terra, próximo à Prefeitura velha, nos informaram que, vez por outra dali sai carregamentos para atender algum pedido de moradores da cidade, para aterrar uma obra, uma construção, finalidades diversas.


Sendo certa a informação do funcionário que nos atendeu no cemitério, perguntamos se teriam ciência da origem da terra as pessoas que dela fazem uso para suas obras?


A impressão de descontrole no uso desta terra que está depositada nos fundos da Prefeitura velha, nos faz tornar suspeito todo e qualquer monte de terra em Cachoeira Dourada, pela origem que pode ter.


Dali saimos observando e registrando a operação tapa-buracos com terra, nas ruas da cidade.


Estivemos conversando com moradores e comerciantes de algumas ruas, todos irritados e com fortes críticas à operação, pois esperam um trabalho de qualidade para o calçamento das vias públicas.


Entretanto, a história da terra do cemitério nos intriga e nos faz perguntar:


- A Operação tapa-buracos não estaria usando terra do cemitério? É somente uma pergunta que merece uma resposta!


4 comentários:

  1. Bem que eu estava desconfiado!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, foi confirmado que a terra é do cemitério.
    O caminhão foi carregado à tarde e ficou estacionado no pátio. Pela manhã começaram a operação tapa-buracos com terra do cemitério!

    É uma vergonha! Estão abusando do povo de Cachoeira Dourada!

    ResponderExcluir
  3. Isso e fato ...... não e boato ...... e so apurar vai ver e verdade ..... para complementar a folha de pgto da prefeitura cachoeira dourada .... estão tirando dinheiro da saúde e da educação ....... sei isso e inlegal ... que estão faz com dinheiro que vem ....... acorda povo de cachoeira dourada ...e vereadores cade ????? Só fico amonino sabe porque ???????

    ResponderExcluir
  4. É grande o potencial de periculosidade envolvendo estas questões de saúde pública. Um cadáver não deixa de ser um resíduo sólido constituído por matéria orgânica, o qual no processo de decomposição gera vetores contaminantes capazes de trazer problemas para a saúde humana. É evidente que o processo de decomposição é natural, que não se pode permitir é que os produtos derivados dessa decomposição, incluindo os microorganismos possam atingir a população e daí contaminar as pessoas causando doenças.
    Por este motivo, pedimos as autoridades competentes que tomem as devidas providências com relação a este fato aqui denunciado.
    Silvia M.

    ResponderExcluir