Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O tamanho da máquina administrativa! Exagero?

É muito cedo para cobrar medidas e atitudes em relação à situação de calamidade que foi herdada pela Prefeita Natália. A cidade está arrasada em sua estrutura viária, isso é o que se nota ao pisar fora de casa! Tantos outros problemas que nem imaginamos podem ainda estar por serem conhecidos pela nova administração municipal. Isso é fato! Então, não se pode dar razão a quem, apressadamente cobrar obras, benfeitorias, etc.

Entretanto, determinadas atitudes e medidas se deve apontar logo no início, pedir explicação e quem sabe ajudar a corrigir enganos e erros administrativos que poderão custar caro.

Falo do tamanho da máquina administrativa montada pela Prefeita, a quantidade de secretarias municipais estabelecidas, o custo e o benefício dessa decisão para o município.

Tradicionalmente Cachoeira Dourada teve as seguintes secretarias municipais, com esse status:

- Administração
- Finanças
- Saúde
- Educação
- Transporte e Obras

Hoje estive me informando e soube, que foram acrescentados pela Prefeita Natália as seguintes secretarias municipais, com esse status:

- Comunicação
- Agricultura e meio ambiente
- Industria, comércio e turismo
- Secretaria geral
- Secretaria de gabinete
- Secretaria de controle interno
- Secretaria de assistência social

Sendo assim, a Prefeitura Municipal passa a ter 12 (doze) secretarias municipais, quando tinha 5 (cinco) no passado recente. Secretarias compõem o chamado primeiro escalão e cada uma costuma ter seus servidores, alguns com cargos comissionados, para cumprir a finalidade para a qual foi criada.

Foi um aumento de mais de 100% no número de secretarias municipais e estamos por conhecer quantos contratos de comissionados foram estabelecidos para compor os cargos de chefia de departamento e demais servidores.

Estamos por conhecer os custos acrescidos ou poupados, caso tenha ocorrido esse último efeito, mesmo aumentando o número de secretarias. O custo é a consequência de uma escolha feita pelo administrador quando estuda as necessidades do município e os benefícios esperados.

De imediato me causa estranheza esse aumento grande no número de secretarias em um momento de crise financeira no país, estados e municípios. Normalmente ocorreria o contrário, como observado em demais cidades recentemente.

Correndo os olhos na lista de secretarias municipais estabelecidas agora, não enxergo em algumas qualquer benefício a curto e médio prazo, nas condições em que a cidade se encontra. É minha opinião e tomara que esteja enganado! Acho que o critério prioridade não foi observado com rigor nesse sentido!

Se não resultar em benefícios para o município então restará somente os custos de manter essas partes da máquina administrativa, sendo ineficiente a administração, desperdiçando recursos públicos!

A redução de gastos e desperdícios é tarefa imprescindível para sobrar recursos para reconstruir essa cidade, resolver a herança terrível. Para preparar o município para o tão falado desenvolvimento. 

Quanto aos possíveis benefícios que tal organização administrativa ampliada possa gerar, devemos cobrar informações detalhadas sobre a produção de resultados mensuráveis que cada secretaria irá produzir. De algumas não temos dúvida, pois são atribuições claras da administração pública municipal.

Mas, especialmente dessas secretarias recém criadas e com aparência de desnecessárias nesse momento, teremos que cobrar informações sobre quanto estarão custando e os benefícios certos que gerarão!

Por certo, outros aspectos sobre o estabelecimento dessas secretarias deverão ser questionados, como os critérios técnicos que definiram sua composição.

Por Adenir Mateus Alves
Cachoeira Dourada, 26 de Janeiro de 2017.

Um comentário:

  1. nossa ta muito esquisito pois a prefeita na sua campanha falou so ia contratar depois de março .....mas no 2 de janeiro ja tinha mas gente comissado contratado ....do que func efetivo nao sei como fazer acho que tem func capacidade para assumir as secretaria mas fazer o que .... sao barganha politica TINHA ESPERANÇA DE MELHORAR CACHOEIRA MAS DEPOIS ESTOU VENDO ///////???????????

    ResponderExcluir