Páginas

domingo, 13 de novembro de 2016

Dra. Natália e sua Equipe participam do II Seminário sobre Transição de Mandatos promovido pelo TCM-GO


O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM GO) realizou no último dia 08 o II Seminário sobre Transição de Mandatos – Preparação para Uma Nova Gestão, no Centro de Convenções de Goiânia. Participaram do evento mais de 2000 agentes políticos entre prefeitos e vereadores eleitos e atuais prefeitos e vereadores, além de secretários, controladores internos, contadores e assessores.

Participaram da mesa de abertura do evento, coordenado pelo presidente do TCM GO, conselheiro Honor Cruvinel, além do vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Hélio de Sousa; o vice-presidente da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas, conselheiro Valter Albano da Silva; o procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCM GO,  José Gustavo Athayde; o secretário Regional do TCU em Goiás, Leonardo Marques Barcelos de Sousa; o chefe regional da Controladoria Geral da União, Valmir Gomes Dias; o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Cleudes Bernardes da Costa; o presidente da Federação Goiana dos Municípios; Divino Alexandre da Silva, e o presidente da União dos Vereadores de Goiás, Talismar Ferreira Correa.
Os conselheiros do TCM GO: Joaquim Alves de Castro Neto (vice-presidente); Francisco José Ramos (Corregedor); Maria Teresa Garrido Santos (Ouvidora); Nilo Sérgio de Resende Neto e Daniel Augusto Goulart também participaram da mesa de abertura.

O conselheiro Honor Cruvinel abriu o evento agradecendo a participação de todos. O presidente ressaltou a importância do planejamento para uma boa administração. “De acordo com estudos sobre governança pública realizados pelo Tribunal de Contas da União, da totalidade dos recursos públicos desviados ou aplicados indevidamente, 1/3 é decorrente de atos ligados à corrupção e os outros 2/3 decorrem da ausência de planejamento e má gestão dos recursos públicos. Por isto, ao começar uma gestão é preciso fazer um bom planejamento, para garantir uma administração exitosa”. O conselheiro destacou, ainda, o papel orientador do TCM. “Nesse momento de Transição, o Tribunal assume o papel constitucional para a ocorrência de uma transição sem percalços, preservando a continuidade, regularidade e efetividade da prestação de serviços públicos.”
O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, representando o governador Marconi Perillo, disse no seu discurso que “O seminário é importante para o Estado Democrático de Direito e reflete o amadurecimento da democracia em nosso meio”. E completou: “Trata-se de uma iniciativa de grande valia por parte do TCM”. “O TCM está preocupado em orientar e não apenas fiscalizar”, afirma Eliton. “Acredito que este papel é fundamental na construção de uma gestão eficiente”, disse durante discurso.

Programação
Durante o dia foram proferidas as palestras A Atuação do TCM GO pelo conselheiro  Honor Cruvinel -  presidente do TCM GO; Combate à Corrupção que foi ministrada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, José Gustavo Athayde; Controle Social e a Lei de Acesso à Informação por Valmir Gomes Dias, chefe da CGU em Goiás;  Transição de Mandatos –  obrigações legais, pelo conselheiro Francisco José Ramos e Providências iniciais do Mandato proferida pelo conselheiro e vice-presidente, Joaquim  Alves de Castro Neto.








  

Nenhum comentário:

Postar um comentário