Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2016

A Capoeira, um Projeto Social de Inclusão

Evento com palestras realizado dia 11 de junho em Cachoeira Dourada

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, considerada um esporte nacional, um verdadeiro patrimônio cultural negro, instrumento de um povo que lutou pelo principal valor da humanidade: a LIBERDADE.

A capoeira é essa mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. É uma valiosa CONTRIBUIÇÃO para a nossa IDENTIDADE CULTURAL; é parte de nossa história e lembrança das lutas que marcaram o povo brasileiro. É uma das mais significativas CONTRIBUIÇÕES dos africanos, negros, escravos e seus descendentes para a formação da nossa IDENTIDADE.

Capoeira não é só um jeito de mexer com o corpo, mas uma forma de valorizar as diferenças culturais envolvidas pelas pessoas que a jogam. É lá que há um resgate das nossas raízes, onde o que aprendemos fora da escola também é valorizado e onde nossas diferenças são reconhecidas.

É reconhecendo o direito a tudo que faz do ser humano diferente e especial que nossas escolas tornam-se verdadeiramente INCLUSIVAS. A Constituição Federal garante o direto da Educação para todos.

A ESCOLA é o espaço de práticas como a CAPOEIRA como meio para a CONSTRUÇÃO de novos conhecimentos. É um lugar onde a COOPERAÇÃO substitui a COMPETIÇÃO, onde as diferenças conversam entre si e encontram uma maneira de desenvolver AÇÕES INCLUSIVAS, que atraiam os alunos.

Através de suas possibilidades pedagógicas (a exemplo da musicalidade, história e repertório motor), a CAPOEIRA se apresenta como um veículo de transmissão de VALORES SOCIAIS e CULTURAIS. Após o entendimento reflexivo dessas possibilidades, entende-se que a CAPOEIRA, incorporada a PROJETOS SOCIAIS, pode possibilitar a seus praticantes tornarem-se AGENTES PRODUTORES e SOCIALIZADORES de CULTURA.

Os altos índices de violência encontrados atualmente estão levantando novos e urgentes desafios e aclamando a sociedade para a reflexão, na busca de propostas de políticas afirmativas para minimizar as querelas sociais no Brasil. Estas ações afirmativas podem ser compreendidas como “... políticas públicas destinadas a atender grupos sociais que se encontram em condições de desvantagem ou vulnerabilidade social em decorrência de fatores históricos, culturais e econômicos” (FONSECA, 2009, p.11).

Um PROJETO SOCIAL tem como MISSÃO a CONTRIBUIÇÃO para MINIMIZAR as DESIGUALDADES SOCIAIS, ou seja, interferir na REALIDADE que afeta as condições de VIDA e o DESENVOLVIMENTO das PESSOAS que vivem sob RISCOS SOCIAIS.

A CULTURA POPULAR, da qual a CAPOEIRA faz parte, nunca foi valorizada na educação formal em nosso município, sempre foi abordada de forma superficial.
O nosso guerreiro LUIZINHO da CAPOEIRA vem lutando INCANSAVELMENTE sem NENHUM apoio do Poder Público Municipal. Muitas pessoas de quatro em quatro anos demonstram grande preocupação e identificação com as LUTAS pelas CAUSAS SOCIAIS em nosso município. Porém apenas a Vereadora, Dra. Natália, vem constantemente acompanhando, apoiando e contribuindo para que nossas CRIANÇAS e ADOLESCENTES na CONDIÇÃO de RISCO SOCIAL, tenham uma mínima condição de participação nesse processo que as tornam MAIS ESPECIAIS.   

Essa importante AÇÃO INCLUSIVA precisa ser reconhecida e valorizada por nossos Gestores. Vamos valorizar pessoas que estão transformando nossas escolas através do esforço, INDIVIDUAL e COLETIVO, buscando alternativas para uma vida mais digna para nossas crianças e adolescentes, os quais, vivem sob RISCOS SOCIAIS.. Vamos lutar contra a perversidade da EXCLUSÃO.

Para 2017 é preciso que a sociedade e o Legislativo Municipal estejam atentos às ações do governo municipal, cada cidadão precisa ter CONSCIÊNCIA de que a EDUCAÇÃO é um direito e que, esse direito existe e é responsabilidade do governo garanti-lo.  Se a sociedade estiver ATENTA às AÇÕES do GOVERNO e cobrar seus DIREITOS, torna-se mais difícil para um político tomar atitudes contrárias ao INTERESSE PÚBLICO.

Portanto é necessário o envolvimento de toda sociedade numa “CULTURA DE DIREITOS” em Cachoeira Dourada para 2017, tornando-nos uma população capaz de reconhecer nossos próprios direitos, os direitos dos demais e lutar por sua implementação em nosso município.



A escola tem um importante papel na difusão dessa cultura, pois uma de suas funções principais é a educação para o exercício da CIDADANIA ATIVA. Portanto, torna-se importante acompanhar os chamados RELATÓRIOS de EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, que informam como são gastos os RECURSOS PÚBLICOS, e, principalmente, pressionar os poderes EXECUTIVO e LEGISLATIVO para que os RECURSOS previstos sejam realmente aplicados.

Vamos COBRAR e EXIGIR COMPROMETIMENTO e AÇÕES da Câmara Municipal e do Executivo no sentido de PROPOR e EXECUTAR LEIS e PROJETOS que beneficiem e priorizem PROJETOS SOCIAIS DE INCLUSÃO.

PARABÉNS, Luizinho da Capoeira por seu empenho, dedicação e amor a esta causa tão relevante de INCLUSÃO SOCIAL em nosso município. Que o SENHOR nosso Deus seja sempre contigo e lhe dê a recompensa por este brilhante trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário