Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2016

A DESESPERANÇA do cachoeirense por dias melhores


A palavra ESPERANÇA é descrita no dicionário como ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança. Portanto, ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. Em Cachoeira Dourada começamos a vislumbrar fios de ESPERANÇAS na política exatamente no dia 10 de junho de 2015, dia em que nossos Vereadores resolveram tomar uma decisão em cumprimento à uma de suas principais Atribuições:
A atribuição de “FISCALIZAR O EXECUTIVO”.

Foi quando se criou a primeira Comissão Especial de Inquérito – CEI, vindo depois mais duas comissões para averiguar possíveis irregularidades e fiscalizar procedimentos administrativos na destinação de recursos oriundos de alienação de bem público, irregularidades na contratação e execução de serviços e, apuração de denúncia por falta de transparência. Ocasião em que a ONG se pronunciou dizendo que o nosso Legislativo tomara atitudes que poderia traçar novos e iluminados horizontes para a comunidade de Cachoeira Dourada.

Dos excelentes trabalhos dessas comissões resultou uma Ação de Improbidade na Justiça que determinou afastamento do Prefeito e Secretário de Finanças por 90 dias com bloqueio de bens dos mesmos, posteriormente suspensa por decisão de liminar do TJ-GO. Gerou também uma Comissão Processante - CPI que por pouco não culminou com a cassação do mandato do prefeito Joselir Soares, também suspensa pelo TJ-GO e, por último, a comissão constatou fatos graves de violação de normas e princípios da administração pública, os quais deveriam ter recebido atenção, ação e responsabilidade dos nobres edís. Pois, concluiu-se que: o Prefeito Joselir Soares “DEIXOU a ADMINISTRAÇÃO relegada ao ABANDONO, à MÁ GESTÃO, à IMCOMPETÊNCIA e à IMPROBIDADE”.

Nos últimos meses presenciamos cenas na Câmara Municipal em que vereador reclamava da administração municipal dizendo-se decepcionado com uma administração que não respeitava o povo. Também vereador manifestando-se descontentamento com seus pares em face de eleição para formação de diretoria. E como se não bastasse, passou a faltar aos nossos vereadores, dedicação e comprometimento em suas atribuições como fiscais na causa pública por uma boa governança dedicando-se exclusivamente aos conchavos políticos em que os interesses pessoais estão sobrepondo aos interesses coletivos.

Nossos vereadores estão substituindo a urgência de medidas que visem à ética e a moralidade na gestão pública por vaidades, hipocrisias e interesses escusos na busca do poder pelo poder. E com isso estão engavetando na Câmara Municipal, um relatório de uma CEI que investigou, detectou e comprovou uma “esteira de fraudes” praticadas pelo Gestor Público que configuraram atos de improbidade administrativa. Estão também por vezes fazendo vista grossa a certas atitudes do executivo com relação a contratações e nomeações de pessoal em detrimento da manutenção e valorização do funcionário efetivo que estão “deixando no escanteio”, porque dizem não ter lugar pra colocá-los.

O Relatório da CEI contém denúncias gravíssimas e fartamente documentadas, entregue na Câmara de Vereadores em janeiro de 2016 e até agora está engavetado, o que torna os vereadores coniventes e cúmplices do Prefeito em cada um dos crimes denunciados, já que os edis não tomaram nenhuma providência que é de obrigação do Poder Legislativo.

É lamentável que a população de Cachoeira Dourada tenha como representantes na Câmara Municipal, vereadores sem compromisso e omissos, que são coniventes com os crimes praticados pelo Prefeito Municipal.

O povo de nossa comunidade está, de fato, precisando de um novo momento em sua história, pois, o que vivemos e experimentamos hoje na política de Cachoeira Dourada, nos distancia passo a passo da ESPERANÇA de políticas pública de impacto social para nosso município. (ONG Transparência Cachoeirense).


Nenhum comentário:

Postar um comentário