Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A ONG Transparência Cachoeirense capacitando-se sempre

Participantes do Seminário da Transparência Internacional em São Paulo

Nestes dias 7 e 8 de outubro, juntamente a outros(as) companheiros(as) de lutas do Brasil (aqui sendo chamados de a “EQUIPE BRASIL DA TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL” e, ainda, novos(as) companheiros(as) ativistas de Honduras, Peru, Argentina, Portugal como também Auditores da Controladoria Geral da União, Procurador do Ministério Público Federal e Membros das Academias. A ONG Transparência Cachoeirense tem a grata honra e privilégio de participar desse Seminário de apresentação e discussão do projeto “CAIAC Brasil – Centro de Apoio e Incidência Anti-Corrupção” que está ocorrendo no Hotel Transamérica Prime International Plaza, no Setor Jardim Paulista, em São Paulo.

O Projeto CAIAC Brasil, se baseia em uma das mais bem sucedidas ferramentas da Transparência Internacional: os Advocacy and Legal Advice Centres – ALACs.

Nesses dois dias de Seminário, com uma dinâmica inteiramente distinta, estão acontecendo mesas de trabalho, cujo objetivo é discutir os procedimentos e o funcionamento do CAIAC Brasil em seus diferentes aspectos. Cada mesa de trabalho é conduzida por mediadores profissionais, com algumas questões chaves sendo colocadas e os participantes auxiliando nas respostas às questões.

Como resultado, teremos subsídios relevantes para que o Manual de Procedimentos do Centro possa ser finalizado, pois afinal, todos os participantes, dos quais, muitos profissionais qualificados e experientes, estão empenhados nos aportes. Espera-se que esse tão importante evento possa aproximar o CAIAC da comunidade brasileira de especialistas anti-corrupção, tanto no Setor Público como na Sociedade Civil.

A ONG Transparência Cachoeirense sente-se privilegiada por ser escolhida e convidada para este evento com todas as despesas patrocinadas  pela TRANSPARENCY INTERNATIONAL,  pelo Programa EUROsociAL II da Comissão Europeia juntamente a outros parceiros locais.

Sendo que, apenas duas ONG’s do Brasil foram convidadas para este Seminário: a Transparência Cachoeirense e a Acorda Três Corações, de Três Corações, Minas Gerais, como também, os colaboradores da Transparência Internacional do Capítulo Brasil, Diretores da AMARRIBO Brasil, Observatório Social do Brasil e do MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Portanto, gradecemos o apoio do Programa EUROsociAL II da Comissão Europeia, dos parceiros locais e à TRANSPARENCY INTERNATIONAL que está desenvolvendo um projeto experimental para instalar no Brasil. Uma ferramenta, que já comprovou em diversas localidades e mais de uma década de existência sua eficácia em prover assistência imediata a vítimas e testemunhas, ao mesmo tempo em que gera conhecimento para melhorias sistêmicas para o combate à corrupção.

Sélio - Presidente da ONG Transparência Cachoeirense, Nicole Verillo - Diretora da AMARRIBO Brasil, Advogado investigativo Fábio Oliva - Diretor da AMARRIBO Brasil e fundador de várias ONG's no Norte de Minas Gerais, Márcia Reis - fundadora da Acorda Três Corações MG e o Advogado Luciano fundador do MCCE - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, (um dos criadores da Lei da Ficha Limpa)

Sélio, Marielli, Nelson - auditor da CGU e Bruno Brandão da Transparência Internacional, capítulo do Brasil.

Sélio e Bárbara Dorado - Representante da EUROsociAL e Fundação CEDDET (Madri Espanha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário