Páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

MP realiza Semana do Fortalecimento do Controle Social

Banner de divulgação do encontro

O Ministério Público de Goiás promoverá no final deste mês em todo o Estado a Semana de Fortalecimento do Controle Social, com a realização de atividades que pretendem chamar a atenção da sociedade para a importância de fortalecer os mecanismos existentes de fiscalização, pela própria população, da gestão pública. A ideia é provocar a sensibilização da comunidade para que essas ferramentas de controle social sejam implementadas e intensificadas em cada município, de forma a possibilitar uma fiscalização mais efetiva da conduta dos gestores públicos.

O evento, que será realizado na próxima semana (dos dias 25 a 29), é um desdobramento das ações preventivas planejadas visando à execução do Plano Geral de Atuação (PGA) do MP para o biênio 2014-2015, que tem como tema central a intensificação do combate à corrupção. O foco das atividades é a atuação institucional na prevenção aos atos de improbidade e à má gestão, o que demanda uma articulação mais ampla para o engajamento da sociedade.

A mobilização e a organização do apoio às atividades da Semana de Fortalecimento do Controle Social ficaram a cargo do chamado do Grupo de Trabalho (GT) Prevenção, criado para o planejamento de ações de execução do PGA no viés preventivo. O GT Prevenção é formado pelos Centros de Apoio Operacional, Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada (GGI), Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej) e pela Escola Superior do MP (ESMP). 

A adesão das promotorias de Justiça à realização do evento foi voluntária, cabendo aos membros do MP definir a melhor forma para a mobilização que seria feita nos municípios. Levantamento concluído na manhã de hoje (20/8) confirma a participação de 50 comarcas nas atividades, que incluem a realização de auditorias cívicas, audiências públicas, reuniões, capacitações, palestras, visitas, entre outras ações. Ao todo, estão engajados na mobilização 81 promotores de Justiça. Confira aqui o calendário de atividades nas comarcas ao longo da semana.
 (Texto: Ana Cristina Arruda – Arte: Chico Santos/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

A ONG Transparência Cachoeirense foi convidada a participar ministrando palestra/testemunho de sua atuação em Cachoeira Dourada nos eventos a serem realizados em Itumbiara no dia 27 e em Panamá, no dia 29 de agosto. Conforme convite abaixo para o evento de Itumbiara:


Nenhum comentário:

Postar um comentário