Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

13ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida


A 13ª “Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida” será realizada de 22 de julho a 05 de agosto de 2014. A ação, realizada anualmente pela Força Tarefa Popular (FTP), organização integrante da Rede AMARRIBO Brasil-IFC, no interior e sertão do Piauí, reúne voluntários de diversos Estados do Brasil para fiscalizar obras e gastos com dinheiro público. A temática deste ano é: "Corrupção é gol contra!".
Os voluntários percorrem o trajeto de uma cidade a outra a pé. Este ano os marchantes visitarão 5 municípios do interior do Piauí: irá percorrer neste ano os municípios Queimada Nova, Lagoa do Barro, São Francisco, Campo Alegre e São João do Piauí.
Desde 2001 a FTP realiza a Marcha. A iniciativa já rendeu melhorias significativas para a população das cidades por onde passou. Calçadas pela metade foram concluídas, bem como ruas que deveriam ser asfaltadas e estavam com obras paradas. Escolas precárias ganharam novos equipamentos. Câmaras de Vereadores, que nunca tinham sido abertas ao povo, foram palco de fiscalização popular. Além da fiscalização e envio das denúncias, o grupo ministra aulas de cidadania a população a fim de que a fiscalização seja feita continuamente.
"Nosso objetivo é estimular e fortalecer a cidadania ativa dos sertanejos para fiscalizar e cobrar politicas públicas eficientes e gestão transparente, combater a corrupção e integrar a grande batalha para acabar com a indústria da seca", conta Arimateia Dantas, idealizador da Marcha.
A iniciativa foi tema do documentário "Sede de Ser", dirigido por Nicole Verillo, diretora da AMARRIBO Brasil. O documentário conta, através da narrativa da Marcha, de que forma a corrupção impacta a vida das pessoas e como devemos mudar esse jogo. "A Marcha foi uma das experiências mais fortes que já vivi. É cruel vivenciar a forma como a corrupção atinge o interior e sertão do nosso país, e poder fazer real contra isso, de forma democrática, é nosso dever", conta Nicole.
Diego Ramalho, diretor do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), participou das últimas três edições da Marcha e também a considera algo único. "A Marcha é um do maiores eventos de controle social que eu participei nos 6 anos que atuo contra a corrupção. Ela consegue mobilizar as pessoas de forma impressionante por um mesmo objetivo: combater à corrupção", disse.
Para saber mais como participar acesse o Manual do Marchante 2014, que contém todas as dicas e orientações para quem quer contribuir com essa experiência e fazer parte desta luta. A AMARRIBO Brasil apoia essa iniciativa.
Mais informações:
ftp.ftp.pi@gmail.com / nicoleverillo@amarribo.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário