Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Prefeitura de Cachoeira Dourada e Saneago acionadas para renovação e criação de sistemas de água e esgoto

Danos ambientais em áreas de preservação permanente em Cachoeira Dourada

O promotor de Justiça Marcelo de Freitas propôs ação civil pública contra a Saneago e o município de Cachoeira Dourada para que eles construam sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. A ação requer também a substituição da antiga rede de água de ferro fundido e respectivos ramais por outra, dentro dos atuais padrões de qualidade e das normas técnicas.

De acordo com a ação, a Saneago, embora tenha a concessão para exploração dos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário não executou as obras de implantação, ampliação e melhoria dos sistemas de maneira efetiva, em descumprimento contratual.

O promotor observa também que o município foi omisso em sua obrigação legal de fiscalizar o efetivo cumprimento do contrato de concessão, deixando de exigir a prestação efetiva dos serviços contratados.

Esgoto
O Ministério Público constatou que em vários pontos da cidade o esgoto está sendo lançado sem qualquer tratamento no Rio Paranaíba, contaminando áreas de preservação permanente.
Nas imediações da Vila Operadora, por exemplo, há uma tubulação de esgoto a céu aberto, localizado a menos de 20 metros da margem do rio e a cerca de 500 metros do ponto de captação de água que abastece a cidade. Em outro bairro, na Vila Canta Galo, pela falta de serviço de coleta de esgoto, existem canos que levam o esgoto das residências ao Córrego Canta Galo.

Conforme informações da Saneago, apenas dois bairros da cidade possuem serviço de coleta de esgoto. Nos demais, o atendimento é parcial ou inexistente.

Água
Irregularidades também foram detectadas quanto ao fornecimento de água. A ação destaca que boa parte das tubulações que leva a água da estação de tratamento até as residências é muito antiga, feita de ferro, atualmente inadequada para o fornecimento, o que foi confirmado pela Saneago.

Testemunhas atestam que a água tem gosto forte, comparável ao sabor de medicamentos, o que torna difícil seu consumo.

Pedidos
O MP requereu liminarmente a imediata construção de rede coletora de esgoto, de forma a beneficiar a população de Cachoeira Dourada, evitando que o esgoto continue a ser lançado de forma contínua, a céu aberto, sem tratamento algum. Pede-se que o plano de saneamento básico para a instalação e operacionalização de rede de coleta, afastamento e tratamento de todo o esgotamento da cidade seja feito no máximo em seis meses. O promotor requereu que as obras iniciem em no máximo seis meses, após o encerramento do prazo de elaboração do plano.

Em relação à rede de água, foi requerida a substituição da antiga rede de água de ferro fundido e respectivos ramais em toda a cidade, devendo a troca integral ser concluída em seis meses.

Ao final, pede-se a confirmação dos pedidos liminares e o estabelecimento de multa diária de R$ 5 mil por descumprimento das obrigações.

(Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Foto: arquivo da Promotoria de Justiça de Cachoeira Dourada)

Em outubro de 2010 a ONG Transparência Cachoeirense encaminhou representação ao MP-GO, promotor Dr. Jales Guedes da seguinte forma:

Conforme Decreto nº 5.540 de maio de 2005, estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano:

(...)

Informamos que foram ouvidos em diversos pontos da cidade, moradores insatisfeitos com o fornecimento da água tratada. Sendo encontradas algumas inconformidades, as quais passaremos a discriminá-las:

(...)

O planejamento do esgoto da cidade foi uma coisa política, mal planejada, que não atende a população.


Diante de tais fatos, na qualidade de cidadãos preocupados com a qualidade dos serviços públicos prestados em nosso município, SOLICITAMOS a Vossa Excelência, as providências cabíveis e que as mesmas nos sejam informadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário