Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Jornalista ativista da luta anticorrupção ameaçado de morte em Ribeirão Bonito/SP

Mais um ativista da luta anticorrupção no Brasil pode estar correndo risco de vida. O jornalista Sérgio Ronco é conselheiro de uma das mais importantes organizações não-governamentais de combate à corrupção do país, a Amarribo Brasil, com sede em Ribeirão Bonito, interior de São Paulo. No último dia 22, por volta das 18 horas, ele recebeu ligação telefônica de uma pessoa alertando-o de que teria ouvido um político local dizendo que iria acabar com a sua vida.

Segundo o informante, o político repetiu a frase ameaçadora várias vezes, sem se inibir com a presença de outras pessoas que estavam próximas e também o ouviram prometer que acabaria com a vida do jornalista.

Ronco entrou em contato com as autoridades policiais da cidade de São Carlos, repassou as informações e recebeu orientações de como proceder neste caso. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo também foi comunicada da ameaça. A notícia da ameaça repercutiu na mídia. A Band FM divulgou o fato com destaque.

A Amarribo Brasil repudiou a ameaça ao jornalista membro de seu conselho de administração.
Segundo a entidade, “mais uma vez, quando entidades e cidadãos tentam fazer com que as leis do país sejam cumpridas e que o patrimônio público não seja lesado, os autores do malfeito reagem com ameaças”.

Para a entidade que se tornou símbolo da luta anticorrupção no país e que hoje lidera uma rede formada por mais de 200 ONGs espalhadas pela maioria dos Estados brasileiros, “esses amigos do alheio, sequiosos de se apropriar daquilo que não é seu para usufruto próprio, quando são questionados pelos seus atos, respondem com ameaças. Isso porque não dispõe de argumentos. Eles enganaram a população algumas vezes, mas o povo não é burro, ele não pode ser enganado o tempo todo”.

De acordo com a Amarribo, “a mascara de alguns criminosos travestidos de políticos começa a cair. A população vai conhecendo quem são aqueles que compram votos para assumir posições públicas, para uma vez lá, roubar o povo e se aproveitar das posições que ocupam”.

A entidade salientou a militância do jornalista Sérgio Ronco na luta anticorrupção. “O cidadão Sergio Ronco, que recebeu as ameaças no dia de hoje não é nascido em Ribeirão Bonito. Ele escolheu Ribeirão Bonito como sua cidade, aqui se estabeleceu, trabalhou e cresceu”.

Sérgio Ronco foi um dos fundadores da Amarribo, lutou juntamente com outras pessoas do bem para livrar a cidade de personalidades corruptas. Colocou a cidade na mídia através do Jornal Agosto, da Radio BJ, e do Blog do Ronco, recém-eleito novamente o primeiro em sua categoria. Ele participou ou organizou centenas de entrevistas de membros da Amarribo e também personagens da cidade na grande mídia do país. Ribeirão Bonito se tornou conhecida no Brasil em grande parte ao trabalho do Ronco.

A Amarribo acredita que a ameaça derive da divulgação do “escandaloso aumento de 112%na Câmara Municipal de Ribeirão Bonito”.

Segundo a entidade, “mais uma vez o momento exige que os cidadãos de bem tenham a ousadia dos canalhas” e assegurou que “não vamos nos intimidar diante das ameaças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário