Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Regime Próprio de Previdência Social - RPPS

Esse é um assunto que a Administração Pública de Cachoeira Dourada está devendo muitas explicações ao povo e principalmente as servidores do município.


Pesquisando no site da Previdência Social encontramos o mau exemplo de Cachoeira Dourada de Goiás e o bom exemplo de Cachoeira Dourada de Minas.


Veja que enquanto do lado de cá do Rio Paranaíba, consta no site da Previdência que a disponibilidade de caixa + aplicações está em R$ 500.336, 67, até junho, do lado de lá do rio, na cidade irmã mineira, essa disponibilidade é de R$ 10.480.200,00; ou seja 20 (vinte) vezes maior.


É gritante a diferença nesses números, mas, isso não é tudo.


No balancete do mês de junho de 2011 constante no TCM, encontramos umas inconsistências com os valores verificados no site da Previdência. Arrecadação, saldo, disponibilidade de caixa + aplicações, etc.


Claro que não somos especialistas nisso, mas, o fato é que comentam-se em Cachoeira sobre as dificuldades financeiras do RPPS, falta dos repasses, entre outros aspectos. No início do governo do Robson ficamos sabendo de uma lei aprovada na Câmara, que parcelava em 1000 (mil) meses a dívida com a Previdência, mas, parece que a coisa não foi combinada com o credor e ai, o negócio não foi prá frente.


Fosse somente pelos riscos que isso oferece aos servidores, que um dia irão necessitar da segurança que uma aposentadoria proporciona depois de anos de trabalho ao município, já merecia um tratamento melhor por parte da administração.


Mas, além disso, a inadimplência com a Previdência Social vai acarretar outros problemas ao município, como a falta de certidão negativa de débito, que impossibilita a tomada de créditos e convênios com o governo federal, para obras e investimentos diversos na infra-estrutura urbana, entre outros.


Para onde estão indo os recursos do RPPS é a pergunta a ser respondida!


Portanto, está na hora dos vereadores que possuem responsabilidade e compromissos com os servidores do município, convocar para dar explicações na Câmara de Vereadores o Sr. Prefeito e a gestora do fundo RPPS.


Não somente dar explicações, mas provar cabalmente a real situação das contas, apresentar um plano de normalização viável e consistente, e passar a cumprir rigorosamente este plano.


Na sequencia abaixo estão as figuras com os demonstrativos previdenciários de Cachoeira Dourada-MG, de Cachoeira Dourada-GO e o Balancete RPPS de Junho de 2011 de Cachoeira Dourada-GO.



















3 comentários:

  1. Isso e velho essa istoria repase inss vão la parcela pagam umas parcela ,pegam doc que precisam ........e adeus compromisso vai virando essa bola de neve ...........mas aqui em cachoeira dourada go tudo pode acontece ........minguem faz nada nunca minguem aposenta vai so encostado fazer o que aqui tudo pode minguem faz nada vereador outras autoridade kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Cala a boca! Deixa o Prefeito trabalhar em Paz. Robson é o melhor prefeito que Cachoeira já teve, só não enxerga quem não quer, quem é adversário politico, tem dor de cotovelo, e outras coisas mais. Tá ai para todo mundo ver: Asfalto em todos os bairros; Arborização de nossas avenidas e praças; Balada na prainha todo domingo a tarde; nossas escolas estão todas reformadas; construiu refeitorio em todas elas; conseguiu o forum; ambulancia a dar com pau; hospital com muitos medicos; etc, etc, etc... Ki Ke vcs querem mais???

    ResponderExcluir
  3. A discrepância com a realidade é tão grande que não compensa nem responder!

    ResponderExcluir