Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Direção da Escola Modelo Responde

Recebemos um telefonema da Diretora da Escola Municipal Modelo 14 de Maio, Sra. Jeanne, no qual explicava fatos que relatamos na matéria sobre “Ocupação e lazer sadios para jovens e adolescentes – II”, postada no blog dias antes.

Combinamos encontrar com a Diretora lá na Escola, para que pudesse apresentar as questões como desejasse. Finalmente, no dia e hora marcada não pode estar presente, mas, deixou uma carta e alguns ofícios para que nos entregassem.

Exemplar a conduta da Direção da Escola Modelo 14 de Maio, como pode ser observado na carta abaixo, o que nos impõe um dever de sempre colaborar com quem assim nos responde.



Sobre outros fatos que não foram abordados na matéria anterior, assim mesmo nos deixou uns ofícios, relatando solicitações de materiais à Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e o que efetivamente recebeu, conforme figuras abaixo.




Sobre a questão das fezes de pombos, que estaria inviabilizando aulas de Educação Física, as cópias de ofícios que recebemos confirmam que, desde o dia 10 de janeiro deste ano a Direção da Escola vem solicitando a limpeza da quadra para todas as segundas-feiras, com a disponibilização do caminhão pipa.


No dia 03 de fevereiro deste ano, a Direção da Escola solicita uma providência que julga importante para impedir a infestação de pombos, alertando para a possibilidade de contaminação e adoecimento de alunos por várias doenças, como pneumonia, renite crônica, micoses e salmoneloses. Reclamou, também, da sujeira que as fezes dos pombos deixam na quadra.



Depois, no dia 28 de Abril de 2011, a Direção da Escola pede a colocação de telas na área da quadra, para impedir a infestação de pombos naquele local e, anexa uma cópia de notificação da Vigilância Sanitária, onde, além de outras falhas sanitárias encontradas na Escola, cita a necessidade de fechar a parte superior da quadra para evitar a presença de pombos, para impedir a sujeira, por estar de acordo com a Legislação Sanitária.


Então, como sabemos, a Direção da Escola Modelo 14 de Maio cumpriu sua obrigação exemplarmente, comunicando suas dificuldades e solicitando providências a quem de direito.



Esperamos que a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto possa, o mais breve possível, conseguir atender a Direção da Escola. E, se quiser,poderá nos procurar e dizer que cumpriu a parte que lhe competia, solicitando ao Secretário de Obras ou ao Prefeito, que providências fossem tomadas.



Sabemos que essa questão dos pombos é corriqueira em quase todos os municípios e ambientes urbanos, mas, em Escolas e outros locais públicos a questão se agrava e pode ser causa de várias doenças.



Infelizmente não se pode exterminar, pura e simplesmente os bichos, sendo crime ambiental, baseado em uma lei de 1934, que até hoje, apesar de todo mal que estão causando, não foi modificada.



Então, enquanto essa solução não pode ser adotada, o extermínio, repassamos umas soluções que estão sendo adotadas para controlar esta praga urbana, conforme o link abaixo:



http://www.fzb.rs.gov.br/museu/downloads/pombos-domesticos.pdf

4 comentários:

  1. veja so, o problema existe, a diretora da escola vê e pe de soluçao junto a secretaria de educação e nada fazem, essa é a certeza que essa administração da prefeitura não funciona em todos os sentidos!!!
    Fora Prefeito!!!
    Que decepção para meu voto...

    ResponderExcluir
  2. Sra. Jeanne, Parabéns pelas iniciativas, parabéns pelos esclarecimentos e parabéns pela Transparência. Que essa atitude sirva de exemplo para todas as outras entidades. Uma pena mesmo o Prefeito não fazer nada apesar de tantas solicitações para com uma Escola, principalmente sendo essa escola do Município. Se as coisas ocorrem dessa forma para com nossos diretores, Professores e alunos, jovens e crianças, quais as garantias que o Sr. Prefeito nos da e qual a moral para tentar enfiar a PPP dessa forma em Cachoeira Dourada??????????

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Sra. Jeanne! Isso só mostra a sua competência e seu profissionalismo! Deus permitisse que em Cachoeira todos trabalhassem com esse mesmo empenho e responsabilidade.
    O mais triste é quando eu lembro que.... votei nele.... oh tristeza....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Jeanne pela sinceridade e transparência, sabemos da dificuldade que é dirigir uma escola sem apoio da Sec. Mul. de Educação.
    E para a atual administração municipal é mais fácil tampar o Sol com a peneira plantanto árvores com a Empresa Sérgio Valente nos arredores da Vila Operadora do que se preocupar com o "Meio Ambiente de nosso alunos e filhos".

    ResponderExcluir