Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Uma nova era para Cachoeira Dourada

Não alimentávamos ilusões sobre o resultado da Audiência Pública para se discutir a tal PPP do Turismo em Cachoeira Dourada. Pensávamos que tal evento, como de costume, seria usado como palco para a publicidade e promoção dos interesses dos que apresentavam e defendiam a proposta, inclusive os que se escondem como interessados diretos.

Não sabíamos que habilidades e oportunidades teríamos para reverter o que estavam preparando neste sentido. Trouxeram de Uberlândia o Dr. Luiz Carlos, Professor na UFU, com alguns doutorados na bagagem, que fez um lindo discurso sobre Parcerias Público-Privada, dizendo estar maravilhado com o tal projeto.

Ouvimos dizer que havia até trio elétrico, fogos de artifício e muito chopp para se comemorarem uma vitória que não se sabe de quem!
No entanto, nos surpreendemos com verdadeiro exercício da democracia, representada por vários seguimentos de nossa sociedade: alunos, comerciantes, médicos, servidores públicos, empresários entre outros.

Que além de fazerem presente no referido evento, participaram ativamente das discussões com os vereadores, contribuindo com o debate, expondo suas preocupações e anseios por uma cidade melhor, mais justa e igualitária.
O que a ONG Transparência Cachoeirense poderia fazer, e o fez, foi recorrer à conscientização pelo direito que o cidadão cachoeirense teria em conhecer melhor este projeto, e como o próprio Dr. Luz Carlos deixou bem claro: o ordenamento jurídico nessa área é novo, e em relação ao turismo, teve início com as obras para a realização da copa do mundo. E que seria necessário, pelo menos, mais uma Audiência Pública objetivando melhor esclarecimento sobre o assunto, tendo em vista as várias dúvidas que pairam sobre o tema.
Então a ONG, representando a sociedade cachoeirense, expôs a sua preocupação pela forma como se apresentavam tais projetos e protocolou os requerimentos abaixo:


1 – Cópias do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento e Uso do Solo Urbano;
2 – Uma Conferência Municipal sobre o Desenvolvimento do Turismo;
3 – A inclusão de um artigo no projeto, prevendo que as desapropriações sejam pagas em valor de mercado;
4 – A comprovação de licenciamento ambiental em todos os empreendimentos turísticos existentes hoje no município, incluindo a Prainha;
5 – A realização de estudos prévios de impacto ambiental (EIA);
6 – A realização de estudos prévios de impacto de vizinhança (EIV);
5 – Estudo de custo/benefício do empreendimento projetado;

Estes requerimentos são de suma importância para que a população possa entender o impacto territorial e financeiro da proposta; para que não gere intranquilidade entre os proprietários urbanos próximos ao perímetro; para que se garanta a gestão democrática da cidade; enfim, fazer bem feito é mais barato do que refazer!

Pois, caso o investimento não dê o retorno esperado, o Município também pode pagar a conta.

E da maneira como se apresenta o projeto, poderá ser a abertura de muitos ralos e possibilidades por onde poderão sair recursos públicos municipais, de forma descontrolada, causando prejuízos ao interesse público e às demais funções da Administração Pública, carentes de recursos e melhor desempenho, como a Saúde, Educação, Conservação e Limpeza Urbana, Saneamento Básico, Assistência Social, etc.
Cidadão cachoeirense, promessas de desenvolvimento e geração de empregos, entre outros, é muito muito pouco para contrabalancear o dispêndio de recursos públicos, que tanto tem sido mal aplicados em nossa cidade, a exemplo das terceirizações e contratações para a coleta de lixo e asfaltamento das ruas da cidade, como verificados recentemente, de baixa qualidade, sem regularidade, sem respeito aos funcionários das empreiteiras, sem equipamentos adequados, etc.
Logo após a Audiência, o cidadão cachoeirense, Engº Stanley Siqueira Pratti, expressou-se da seguinte forma: "Fiquei muito feliz com a alma enriquecida pelo debate. Acho que a participação da ONG e de todos foi algo memorável digna dos maiores elogios. Um resgate de valores e um chamado à consciência, à cidadania e ao exercício das liberdades. Foi sensacional ver a forma como a ONG colocou as coisas . A sua participação Adenir, em muito nos orgulhou". Já o sócio cooperador da ONG, cidadão cachoeirense de coração, Bacharel em Direito Adenir Mateus disse: "Foi muito bom mesmo e que seja somente a primeira das exitosas participações da cidadania em Cachoeira. Todos estão de parabéns, e, provado ficou que quando os bons resolvem romper o silêncio, tudo pode ser diferente! Porque, falamos sem receio de estar escondendo interesses inconfessáveis e isto nos torna mais seguros para o debate. E o debate que estamos travando custará nossa tranqüilidade, nossos direitos, o desenvolvimento da cidade, etc. Agradeço e retribuo cada uma das manifestações, que cada um teve enorme importância com sua presença!"
A ONG Transparência Cachoeirense agradece a todos que acreditaram na proposta de trabalharmos unidos por um único ideal que é o progresso de nossa comunidade em todas as áreas: por dignidade, pelo direito a um lar, à saúde, ao esporte, ao lazer, pelo direito à vida e principalmente pelo direito de se manifestar com liberdade.

4 comentários:

  1. Que audiência publica em! cachoeira há muito tempo está esperando por isso, parabéns aos vereadores Isaías, Dino, Ademir, marcinha, Natalia, ONG, empresários e o povo, vcs foram tudo de bom pelo bem de cachoeira dourada, estava lá e vi que todos que ali falaram de coração, foi um desabafo, menos é claro o ex vereador Adeir(Que vergonha o que ele disse) Parabéns, ontem foi uma vitória do povo e espero que seja a primeira de muitas que viram por agora...

    ResponderExcluir
  2. Parabens ONG,vereadores e povo de nossa cidade por derrubar mas essa malandragem do prefeito, uma PPP que só tem a beneficiar a eles mesmos, chega de malandragem o povo ta cheio disso.
    PARABÉNS CACHOEIRA DOURADA PELA PRIMEIRA VITORIA EM DOIS ANOS E MEIO DE DECEPÇÕES!

    ResponderExcluir
  3. Quero deixar aqui meu cumprimento ao pessoal da ong mostraram chega de maladragem corrupção em cachoeira dourada porque se não fosse voces tinham feito do jeito que queriam ainda bem esse povo sofrido de cachoeira dourada tem hoje essa ong para mostrar o que realmente acontece na prefeitura ,espero logo tenhamos + alegria parabens aos vereadores lutaram tambem para que isso acontesse parabens pessoal da ong continue assim firme forte falando sempre averdade

    ResponderExcluir
  4. Estive na audiência, foi demais, muito reveladora, no dia anterior vi umas faixas na rua que me despertaram a atenção para o assunto, mas derrepentemente elas foram arrancadas e com isso muitos deixaram de ver a democracia acontecer, ESSAS FAIXAS PODEM SER ARRANCADAS? Muitos não viram e não foram por isso e pelo horário e se não fosse isso até o ginásio de esportes iria ficar pequeno para tanta gente. Parabéns povo de cachoeira dourada por essa conquista.

    ResponderExcluir