Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Curso de Jornalismo Investigativo - A ONG se capacitando


Nos dias 28 e 29 de agosto de 2014, a ONG Transparência Cachoeirense participou, em São Paulo, de um curso de Jornalismo Investigativo, promovido pela AMARRIBO Brasil/Transparency International com o apoio da Fundação Konrad Adenauer e, parcerias da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Artigo 19, Open Knowledge Foundation Brasil e Escola de Dados. O evento contou com a participação de 12 organizações da Rede AMARRIBO Brasil/IFC dos Estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Amazonas, Piauí, Ceará, Paraíba e Minas Gerais além de outros parceiros da MARRIBO, jornalistas e estudantes. Esta iniciativa inaugurou uma série de ações que priorizará as organizações membros da Rede AMARRIBO Brasil – IFC, no marco do desenvolvimento do capítulo nacional da Transparência Internacional no Brasil.


A Transparência Internacional e a AMARRIBO Brasil somam suas experiências e forças em uma aliança para o combate à corrupção no país. A Transparência Internacional (TI) é um movimento global com uma mesma visão: um mundo em que governos, setor privado, sociedade civil e a vida cotidiana das pessoas estejam livres do corrupção. A  presença global da TI permite que ela defenda estandartes e legislações internacionais contra a corrupção e que governos e empresas efetivamente se submetam a elas.

A AMARRIBO Brasil é uma ONG que desde 1999 luta contra a corrupção no país. A partir de sua experiência exitosa combatendo a corrupção local, a AMARRIBO tornou-se referência nacional e hoje lidera uma rede de entidades locais, dentre elas está a Transparência Cachoeirense, que colaboram para o exercício do controle social e a participação democrática em mais de 200 municípios brasileiros.

A AMRRIBO Brasil está em processo de integração à rede global da Transparência Internacional, convertendo-se em Capítulo Nacional da TI. Esta aliança permitirá que sua cooperação com a TI se torne permanente e ainda mais exitosa. A parceria começa a partir de três eixos estratégicos: apoio a vítimas de corrupção; produção de conhecimento anticorrupção; e trabalho em rede.

As melhores soluções contra a corrupção são aquelas que contam com o apoio de todos. Além disso, a complexidade e dimensão do problema impedem que a corrupção seja combatida de maneira isolada. Composta por mais de 200 organizações locais, a Rede AMARRIBO-IFC é hoje a maior coalizão brasileira em prol do controle social do poder público e da participação democrática.

Essa rede nacional pode ser ampliada e melhor adequada com novas soluções e conhecimento prático para o combate à corrupção. A AMARRIBO e o IFC, líderes desta coalizão, buscam contribuir para este objetivo conectando sua rede nacional à rede global da Transparência Internacional, composta hoje por capítulos nacionais em mais de 100 países.

A vinculação entre o local, nacional e o global amplia as possibilidades de trocas de experiências, alianças estratégicas, mobilização da cidadania e incidência efetiva no combate à corrupção.







Nenhum comentário:

Postar um comentário