Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Promotor recomenda melhoria na estrutura das escolas municipais de Cachoeira Dourada

Situação da escola Francisco Ferreira de Melo
O promotor de Justiça Marcelo de Freitas enviou recomendação ao prefeito de Cachoeira Dourada, Joselir Soares da Costa, e ao secretário municipal de Educação, José Janilson Santana, para que tomem as medidas necessárias para corrigir os problemas de infraestrutura em três escolas do município. Foi concedido o prazo de 30 dias para que seja apresentado um plano de adequação das unidades escolares.

Conforme apontado pelo promotor nas recomendações apresentadas, as Escolas Municipais Modelo 14 de Maio, Francisco Ferreira de Melo e Instituto Novo Goiás (Ingo) apresentam um gravíssimo quadro de desestrutura. O promotor visitou cada uma das escolas e fez registros fotográficos sobre a atual situação das unidades.

Caso as recomendações não sejam acatadas, o Ministério Público vai propor ação por ato de improbidade administrativa.


Modelo
Na escola Modelo 14 de Maio, Marcelo de Freitas constatou que as salas de aula estão superlotadas, já que um pavilhão inteiro da unidade escolar foi interditado pela Defesa Civil em razão de risco de desabamento. Assim, a falta das salas tem comprometido o programa Mais Educação, que ocorre no contraturno das aulas. Contudo, segundo apontou o promotor, há notícias de que as aulas do programa têm ocorrido em alguns locais do pavilhão que está com risco de desabamento.

Também foi constatado o excesso de mobiliário para a educação infantil e a insuficiência para o ensino fundamental. Além disso, há salas que não contam com cortinas, portas, pintura preservada e iluminação adequada, e uma parede aberta, em contato com o meio externo.

Os banheiros utilizados pelos alunos estão em situação insustentável, com vazamento de água e esgoto. Já o laboratório de informática está inutilizado, pois os computadores não funcionam por falta de manutenção. No mês de janeiro houve um arrombamento de uma janela, que até o dia da vistoria continuava sem reparos.

Ingo
As irregularidades constatadas no Instituto Novo Goiás foram a falta de utilização do laboratório, que há três anos não recebe manutenção nas máquinas. A sala que abriga o laboratório apresenta infiltração e goteiras. Já a quadra de esportes não está coberta, dificultando a atividade esportiva. O forro de PVC do refeitório está cedendo e os extintores estão vencidos.

Além disso, há salas com portas que não têm fechaduras, janelas quebradas, torneiras dos bebedouros estragadas e banheiros sem manutenção. Por fim, os espaços da unidade escolar não são adaptados para pessoas com deficiência.

Francisco Ferreira de Melo
A rede elétrica da escola não tem manutenção, havendo diversos fios descascados, há ainda informações de problemas estruturais na fossa e falta de manutenção e higiene dos banheiros. Também foi observado que as prateleiras da biblioteca são insuficientes e que a escola não tem espaços acessíveis para pessoas com deficiência, embora atualmente haja um aluno cadeirante e um com deficiência mental.

O promotor apontou ainda que a torre da caixa d'água está com trincas e com estrutura infiltrada.
(Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - fotos: Arquivo da Promotoria de Cachoeira Dourada)

Um comentário:

  1. A situação das escolas esta cada dia pior...agora do secretário?!?!?!...Onde estam os professores que tanto lutaram ( pelo seu salário), agora lutem por uma educação melhor...são seu filhos que estam lá...Oh secretário e assessores que tanto barulho fizeram na politica....kd vcs....ATITUDE...

    ResponderExcluir