Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Cachoeira Dourada visita Rifaina - SP



Neste último sábado, dia 23/03/13 uma comitiva de Cachoeira Dourada esteve visitando a cidade paulista de Rifaina, situada às margens de um Reservatório no Rio Grande, formado pela Usina Hidrelétrica de Jaguara.

Fizeram parte da comitiva o Prefeito Sr. Joselir, o Secretário de Finanças Sr. Stênio Pratti, o Presidente da Câmara Sr. Isaías, o advogado Leonardo Santos, o motorista da Prefeitura Sr. Paulo, o Sr. Adenir Mateus da ONG Transparência Cachoeirense e o Sr. Bruno da imobiliária Paes Lemes.

A idéia dessa vista nasceu no primeiro encontro da ONG com o Prefeito Joselir após a posse, como forma de inspiração para os projetos futuros na área do turismo, o que foi aceito pelo Prefeito, que, inclusive, planeja outras viagens a cidades turísticas, para o mesmo fim.
O Sr. Adenir, com a concordância do Joselir, fez contatos com o Prefeito de Rifaina, agendando a visita.

Chegando na cidade de uns 3.800 habitantes, fizemos um giro, alguns prédios públicos municipais, praças, e, fomos ao que mais interessava, a orla fluvial na zona urbana.

Pudemos conhecer em detalhes os equipamentos e recursos públicos disponibilizados para o entretenimento, segurança e conforto dos turistas, tais como: quiosques com sanitários, inclusive para cadeirantes; um extenso calçadão muito bem feito, com rampas de acesso para cadeirantes, guarda-corpos de proteção em toda extensão; estacionamentos demarcados, com vagas para cadeirantes; sanitários públicos; embarcadouros para barcos e lanchas; guarda-vidas; guardas municipais; etc. As fotos dizem mais e podem ver em: http://www.panoramio.com/user/5767788/tags/Rifaina

Logo após esse contato com as condições e equipamentos da orla, fomos recebidos em um dos quiosques pelo Prefeito de Rifaina, Sr. Abrão Bisco e o Secretário de Turismo, Sr. Cláudio.

Recebemos informações do Secretário de Turismo sobre os eventos principais realizados durante o ano, as normas de utilização da orla, e logo ele teve que sair para atender um evento ligado ao campo, uma cavalgada que se dirigia para o parque de exposição da cidade.

Ficamos conversando com o Sr. Abrão Bisco, onde pudemos tomar conhecimento sobre diversos aspectos sociais, políticos, econômicos e turísticos do município. Joselir e demais acompanhantes estiveram muito interessados em todos esses dados, notadamente sobre o orçamento municipal, os fornecedores dos equipamentos turísticos da orla, planta dos quiosques, custo e cronogramas das obras do calçadão, entre tantas outras informações úteis.

Notei que o Joselir é muito observador, chamando a atenção para detalhes que às vezes passam desapercebidos, como o próprio prato onde foi servido o peixe frito pela titular da concessão de um dos quiosques. É que ele vem com um encaixe ao centro onde se coloca o pires do molho, facilitando ser servido e poupando espaço na mesa. Joselir pediu uma foto do utensílio!

Se estabeleceu uma relação de camaradagem e cooperação entre os dois Prefeitos, colocando cada um deles à disposição do outro para continuar o auxilio em termos de acesso às informações, tendo o Joselir convidado o Sr. Abrão a visitar Cachoeira Dourada em oportunidade a ser definida, em uma futura inauguração de obra. O Sr. Abrão agradeceu muito nosso interesse e estadia na cidade.

Por fim, comento que presenciei essa viagem e pude comprovar a satisfação e o interesse de cada membro da comitiva no que viram e ouviram, tendo a confiança e esperança que foi proveitoso para o município de Cachoeira Dourada e seu povo, pelas idéias que podem ser aproveitadas, aplicadas e até melhoradas.

A lição que tenho de Rifaina, que já escrevi em matéria nesse blog, é que: no desenvolvimento rumo ao turismo, a cidade foi ficando cada vez melhor para o próprio residente do município, elevando a qualidade de vida e por conseqüência a auto-estima do cidadão, tornando-o mais agradável para receber o visitante. Com as regras de utilização dos espaços turísticos sendo fiscalizadas pela Administração Pública, a presença do turista não assusta o residente, ao contrário, passa a ser esperado com prazer e, por conseqüência, acaba gerando renda na cidade, e muita renda!

Demais fotos da viagem e outras da mesma cidade estão disponíveis em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário