Páginas

domingo, 3 de março de 2013

A dívida e a falta de esclarecimentos


Saiu publicado no Jornal Folha de Notícias dessa semana que passou, uma extensa matéria sobre a nova Administração Municipal de Cachoeira Dourada, que tratava, principalmente, da dívida deixada pelo ex-prefeito Robson Lima, que, segundo a reportagem gira em torno de 23 milhões de reais. Ver detalhes da entrevista, página 6 do link: http://www.folhadenoticias.com.br/inf/anterioes_ver.php?edicao_id=242

O valor dessa dívida impressiona sim, pois é quase um ano de arrecadação no município, mas merece esclarecimentos.

Antes de dizer porque merece esclarecimentos, eu conto que: No início do mandato do Robson ele me garantiu pessoalmente que faria uma auditoria e divulgaria a toda a comunidade a situação da Prefeitura, as dívidas das Administrações anteriores.
Passou pouco tempo depois que assumiu, novamente encontrei ele e cobrei isso, mas ele se mostrou muito arredio e justificava que não queria afrontar politicamente os administradores anteriores, que queria “paz” para governar e mexer no passado era “serviço” da justiça.
Na verdade, o tempo nos mostrou porque ele não quis esclarecer a população sobre as dívidas deixadas pelas Administrações anteriores, pois, em verdade ele já sabia que ia fazer pior, desviar e roubar mais! Para isso, ele não poderia apontar o “rabo” dos anteriores, senão teria seu próprio a descoberto de imediato.

Esse comportamento deplorável e covarde, nada tem a ver com a atual Administração, até porque, as expectativas e indicações que temos até o momento são bem melhores. Mas, não custa nada alertar e reclamar um postura moral diferente e responsável, de quem esperamos não irá enveredar pelo mesmo caminho que os anteriores.
Portanto, pela gravidade da situação, como indica na matéria do Jornal Folha de Notícias, se espera medidas e condutas sérias, esclarecedoras e determinadas na proporção dos prejuízos do município.
Para ter credibilidade e conseqüência, a informação de que a dívida encontrada foi de 23 milhões de reais, algo muito grave, a nova Administração deveria publicar em detalhes a composição dessa dívida, com as certidões nos casos que é factível.
Detalhar discriminando cada valor, como RPPS, fornecedores, servidores contratados, repasse de crédito consignado, etc., mostrando o fechamento, centavo a centavo até o total de 23 milhões.
Publicar isso em jornal e no site da Prefeitura (que precisa de melhorias – não atende até o momento), e demonstrar à população que encaminhamentos à Justiça e Ministério Público fizeram!
Fazer uma audiência pública explicando à população é uma medida de envolvimento da cidadania naqueles assuntos que lhe interessam, pois, sabemos que o povo é o verdadeiro patrão, que pagam os impostos que fazem a máquina ter recursos para funcionar, em benefício de todos. Então, nada mais justo que apresentar isso sem receio a quem de direito importa! Tenham essa coragem, por favor!
Até o momento, o publico somente conhece o resultado da CPI que afastou o Robson, onde foi publicado um desvio de uns quatrocentos e poucos mil reais. Além disso, nada de oficial foi divulgado!
Se assim for feito, a divulgação e audiência pública sobre a dívida encontrada, todos teremos certeza do anunciado, dos valores, de cada dívida em particular e do total, reforçando a certeza do estabelecimento de condutas mais responsáveis doravante, afastando a impressão que imperava no passado, por experiências vividas, de encontrar matérias nos jornais, nos inícios de mandatos, que, de verdade, não passaram de propaganda e desinformação.

Dessa nova Administração Municipal se espera mais e temos motivos para crer que será diferente!

2 comentários:

  1. AH!!!!!!!!!!!!!!!seu ademir chicote e mesmo só muda batedor .............

    ResponderExcluir
  2. ah se ademir tudo continua como antes kkkkkkkkkkkkk func ganhando salario minino kkkkkkkkkk enquanro tem func só para tirar foto fazer curiculo ganha se muito bem contrato +++ contrato comisado+++++++ tem a ate cantina do social ......... pessoal foi trazido tem itumbiara .......tem cantina do social ..........kkkkkkkkkkkenquanto povo daquui de cach dourad cotinua ganhando misero salario minino fazer o que e cach dourada !!!!!!!!!!!1terra sem lei ...........

    ResponderExcluir