Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

15ª IACC


Conferência Internacional Anticorrupção Brasília
mobilizando pessoas: conectando agentes de mudança.
15ª IACC - Conferência Internacional Anticorrupção - realizada em Brasília no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, com a representação de 140 países, agregando um recorde de 1 900 pessoas.
 
A ONG Transparência Cachoeirense lá esteve representando Cachoeira Dourada
Basicamente, o evento tinha ONGs, representantes governamentais, acadêmicos, empresários, jornalistas investigativos e a sociedade civil, nas suas inúmeras formas de classificações do mundo inteiro.
 
Arthur da Article 19, Henrique Ziller Presidente do IFC e Sélio
Foram 4 dias de intenso trabalho intelectual, que começava às 9 horas da manhã, com seminários de temas específicos sobre a corrupção em 8 salas. Trabalhos exaustivos que dimensionaram a corrupção econômica, política, social, sobretudo filosófica, que acometem o mundo inteiro. É assustador!
No primeiro dia, foi particularmente emocionante, o discurso da presidenta Dilma Rousseff e o da ganhadora do prêmio Nobel da Paz,  Tawakkol Karman. A presidenta Dilma Rousseff foi objetiva no seu pronunciamento definindo o engajamento do governo brasileiro, nas questões prioritárias da anticorrupção no país.
Marlene e a prêmio Nobel da Paz 2011, Tawakkol Karman.
O outro momento emocionante foi o longo discurso de Tawakkol Karman, Prêmio Nobel da Paz de 2011, mulher mulçumana, uma destacada liderança na Primavera Árabe. Ela enfatizou que a Primavera Árabe foi realizada pela revolta da juventude e da emancipação feminina. Isso me deixou estimulado com as transformações políticas do Mundo Global. Faço questão de apresentar esta matéria do jornal Globo.
Discursos afinados. Tawakkul Karman e Dilma defenderam o combate à corrupção na abertura de conferência. EraldoPeres/AP
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira a jornalista e ativista Tawakkol Karman, Prêmio Nobel da Paz 2011. Elas discutiram transparência dos gastos públicos e políticas sociais. Após o encontro, a ativista afirmou que o Brasil pode ajudar o Iêmen na reconstrução da rede de proteção social, na formação de jovens e na implantação de programas de segurança alimentar. - Três aspectos são muito importantes para nós, que é tentar recriar a rede de proteção social que existe no Brasil, conseguir bolsas de estudos para jovens iemenitas e o terceiro é a segurança alimentar, que nós sabemos que aqui é um exemplo. A gente gostaria que isso fosse feito no Iêmen - afirmou Karman, que está no Brasil participando da Conferência Internacional Anticorrupção (IACC). Ela elogiou a divulgação de gastos do governo federal na internet, mas defendeu que estados e municípios façam o mesmo. Para Karman, o modelo brasileiro pode ser adotado no Iêmen. -Aprecio muito o esforço brasileiro no combate à corrupção. Acredito que o Brasil terá sucesso nessa luta e poderá depois ajudar nosso país a levantar a nossa economia - afirmou. Karman fundou e lidera o grupo Mulheres Jornalistas sem Correntes e coordena o Conselho dos Jovens da Revolução Árabe. Ela ganhou o Nobel da Paz pela defesa dos direitos humanos em seu país. - Estou muito feliz por estar no Brasil. O brasileiro é um povo hospitaleiro. Estou aproveitando muito - disse a ativista, que participa do movimento pelo desenvolvimento sustentável com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Acho que não estava equivocado, quando me emocionei com discursos destas duas mulheres estadistas globais na plenária de abertura da Conferência internacional Anticorrupção – 15ª IACC.
Pois bem, este foi o primeiro dia, o segundo e o terceiro foram extremamente técnicos, pragmáticos e bastante reveladores. Para tanto, vou somente enumerar os assuntos pontuais que foram abordados durante o evento: governo e sociedade civil; poder executivo e legislativo; direitos humanos e controle social; desenvolvimento sustentável e crescimento econômico; pobreza e distribuição de renda; conscientização e reivindicação política; política pública e privada; proteção ao denunciante e aprisionamento ao corrupto; ficha limpa e transparência; engajamento da juventude e redes sociais; crimes organizados e paraísos fiscais; suborno e propina; desigualdade social e igualdade coorporativa; empresas de fachadas e contas bancárias fraudulentas; sonegações de impostos e desvios de impostos; tribunais de contas e lavagem de dinheiro; monopólios dos sistemas bancários e de multinacionais; corrupção financeira e ideológica; empreendimentos faraônicos e sigilos bancários; educação e saúde; copa do mundo 2014 e jogos olímpicos 2016; mídia - internet - jornalismo investigativo; compra de votos e crimes eleitorais; impunidade e crime hediondo; evasões de divisas e mensalão; proteção social e judiciário; corruptos e atores sociais; governança.
Sélio e Kumi Naidoo - Diretor Executivo Internacional do Greenpeace.
 O quarto dia foi tão emocionante quanto ao primeiro, o documento de encerramento, resume os trabalhos apresentados e eis aqui um trecho: Definir o nosso futuro: Definição coletiva da agenda de governança global. O Combate à corrupção liga todos os povos e países. A agenda da governança global é o próximo passo para a mudança positiva.
 
Sélio e Nasser Aussem, Deputado ativista do Kwaite,
Em um mundo cada vez mais interdependente, os desafios mais urgentes da humanidade estão interligados pelo flagelo da corrupção.
Para definir a nossa missão coletiva, a sessão plenária de encerramento da 15ª IACC vai iniciar uma troca multisetorial sobre como uma agenda de governança global que nos ligue a todos em um relacionamento transparente, inclusivo e mutuamente responsável como deve ser. Manter um foco claro sobre a nossa responsabilidade partilhada trabalhando para um futuro justo e sustentável, para que uma agenda futura de governança global integrada possa ser realizada. Ainda cabe lembrar as palavras do presidente da 15ª IACC, o senhor Barry O’Keefe: - Pessoas geram mudanças. Nós reconhecemos que envolvê-las requer tempo e ideias novas. Nossa função é dar apoio às pessoas que querem mudar as regras do jogo.
Marlene e ativista árabe.
 
Marlene e ativistas africanos diferentes cultura e povos, em prol de um mesmo objetivo – O Combate à CORRUPÇÃO.
A Humanidade precisa conter a Corrupção, assim como, a Natureza precisa conter a Poluição. Equação, muito simples! A Governança Global precisa manter a Anticorrupção Global! Entendi nesta Conferência Internacional Anticorrupção– 15ª IACC - de que o Brasil permanece na Vanguarda da Anticorrupção. Não quero dizer com isso que o Brasil é um país sem corrupção, porém, já acumula um pequeno número de instrumentos inovadores, que inclusive, surpreendeu muito dos estrangeiros que se encontrava na 15ª IACC. Devemos ir à conquista da Reforma Política da mesma forma como conquistamos a Lei Ficha Limpa. Devemos obrigar o TSJ que mantenha a coerência de condenar os corruptos tanto do governo, quanto os opositores, assim como aqueles que favorecem esta dialética da corrupção.
Os meus agradecimentos pessoais e sociais com os organizadores da 15ª IACC, que realizam pelo Mundo este evento importante da história contemporânea. Agradeço a AMARRIBO BRASIL, na pessoa da Lizete Verillo e toda a sua Rede Social.
Essa matéria é uma colaboração de - Ernani Maurício Fernandes
Centro Cultural Monte Verde

 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário