Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

JUSTIÇA FEDERAL INAUGURA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ITUMBIARA.

A população de Goiás foi beneficiada com a instalação de mais uma unidade da Justiça Federal no interior do Estado,desta vez em Itumbiara, município de localização privilegiada, que faz divisa com o estado de Minas Gerais, sendo conhecido como importante pólo industrial e agrícola, responsável pelo escoamento da produção do sudoeste goiano.

A novidade significa acesso facilitado à justiça para cerca de 250 mil pessoas, que vivem nos 13 municípios sob a jurisdição da Subseção Judiciária de Itumbiara. A solenidade de instalação aconteceu dia 26 de outubro, no auditório do Tribunal do Júri da Comarca municipal e foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, ao lado do diretor do foro da Seção Judiciária de Goiás, juiz federal Mark Yshida Brandão, e de outras autoridades.

Durante a solenidade, o presidente Mário César Ribeiro falou do simbolismo existente por trás da instalação de uma Subseção Judiciária. “É mais um elo que se coloca entre o Poder Judiciário e a sociedade local, mais um tijolo que se assenta no edifício da Justiça Federal brasileira e mais um ancoradouro que se abre ao povo local, no sentido de ter apreciadas suas demandas”.

Ele destacou também o reflexo social da atuação da Justiça Federal, já que “grande parte das demandas de trabalhadores volta-se às garantias do seguro social, como a percepção de auxílio-doença por incapacidade temporária do trabalho, bem como àquelas relacionadas ao benefício de prestação continuada, instituído pela nossa Constituição Federal, para assegurar uma renda mínima às pessoas com deficiência e aos idosos carentes”, explicou.

Sobre as instalações físicas da nova subseção judiciária, o presidente falou de sua preocupação em entregar as novas unidades em condições adequadas tanto para quem ali irá prestar os serviços como para os que dele se beneficiarão. “Ao instalarmos esta subseção, nos preocupamos com que suas instalações sejam adequadas, para proporcionar bem estar e eficiência àqueles que aqui desempenharão seu trabalho. Também nos preocupamos com que esta vara federal tenha o necessário conforto para acolher os jurisdicionados em ambiente agradável e compatível”. E citando Francis Bacon, disse: “as casas são construídas para dentro delas se viver e não para que possam ser admiradas por fora”.

Também o diretor do foro da Seção Judiciária de Goiás, juiz federal Mark Yshida Brandão, manifestou sua satisfação com mais uma unidade jurisdicional no estado, apesar de considerar necessária a ampliação desse número. Ele considera “irrisório” o número de varas localizadas no estado de Goiás antes da Lei 12.011, que criou mais 230 novas varas federais. “Das 743 varas em funcionamento em todo o país, apenas 18 estão localizadas em nosso estado (...) um número irrisório para uma população de quase 6 milhões de habitantes, o que significa um juiz federal para cada grupo de 164.620 habitantes, muito inferior à média nacional, que é de um juiz para cada 128.857 habitantes”.


E arrematou: “Agora, numa análise de momento, nós nos sentimos prestigiados pelo tribunal com a inclusão dessas sete subseções judiciárias e entendemos que, embora não seja suficiente, já atende os interesses do estado de Goiás.” Ele ainda destacou a importância da nova vara para desafogar a seccional de Goiás, sem desconsiderar a demanda reprimida. “Desafogou e nós já sentimos essa diferença na seção judiciária; mas é claro que todo o desafogar envolve também uma demanda reprimida”.

Ele também avaliou o processo de interiorização como sendo um grande avanço para a Justiça Federal como um todo. “Nós temos varas federais nos quatro cantos do estado e que atendem uma demanda grande e premente. Agora, imagino que para o futuro seja interessante que se criem mais varas e que esse processo de interiorização seja acrescido ou de novas varas ou de novas subseções, porque nós temos localidades aqui a praticamente 500 km de distância da capital e também distantes de outras subseções.”


Fonte: Ascom/TRF-1ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário