Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Seminário Controle Social no Combate à Corrupção

O seminário Controle Social no Combate à Corrupção será realizado pelo Instituto Ethos no dia 7 de dezembro em Brasília, na semana do Dia Internacional de Combate à Corrupção. O objetivo é debater o fortalecimento das atividades de controle social no país, e o seu impacto na prevenção e combate à corrupção.

O Dia Internacional de Combate à Corrupção é marcado todos os anos com iniciativas do governo e da sociedade civil para debater o tema, que assume papel cada vez mais prioritário no desenvolvimento da agenda política no Brasil. A mobilização da sociedade civil pela realização da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, a Consocial, é indicativo da articulação social pela ampliação de instâncias de controle social, e de sua incidência na gestão pública.

O seminário Controle Social no Combate à Corrupção pretende contribuir com esse processo, e se realiza em meio à organização das etapas municipais, estaduais, virtuais e livres, que deliberam propostas para a etapa nacional, a ser realizada em maio de 2012.

O seminário tem início com um debate conceitual e político a respeito dos caminhos do controle social no Brasil, como tem se afirmado e quais as oportunidades que se configuram.

A corrupção é um dos obstáculos para a prosperidade e desenvolvimento econômico sustentável. Ela distorce a concorrência e prejudica a capacidade da sociedade para inovar. Baseando-se em esforços de ações coletivas existentes em vários países, o painel no inínio da tarde, co-organizado pelo Instituto Ethos e o Escritório do Pacto Global da ONU vai mostrar como as empresas, organizações da sociedade civil e os governos têm utilizado a ação coletiva, como forma de combater a corrupção.

A possibilidade de o Brasil avançar em passos largos com a aprovação da lei de acesso à informação, a implementação de seu plano nacional para a parceria entre Brasil e Estados Unidos na presidência da Parceria por Governo Aberto bem como as oportunidades e desafios na implementação da lei complementar 131 serão debatidos no painel de encerramento.


Programação

Brasília - 7 de dezembro de 2011
Local: Brasília Palace Hotel SHTN, Trecho 01, Cj. 01 - Horário: das 8h30 às 18h30

8h30 – 9h Café de boas vindas
9h00 - 10h00 Abertura institucional - Ethos / CGU / Global Compact/CONFEA
10h - 12h30 Controle Social: Caminhos Possíveis

Convidados:
Secretaria Geral da Presidência da República
Ministro Gilberto Carvalho; a confirmar
ABONG
nome a confirmar;
Fórum Inter-conselhos do PPA e CFEMEA
Guacira Cesar de Oliveira;
Representante da Academia
Nome a confirmar
12h30 - 14h Almoço
14h - 15h30 Ações coletivas e Controle Social:
a perspectiva internacional do diálogo publico-privado para combater a corrupção
Mesa proposta em parceria com o Sub Working Group Public Private Dialogues of the Global Compact (com representantes a confirmar da Coca-Cola, Microsoft, Siemens e UNODC)

15h30 - 15h45 Café
15h45 - 18h30 Controle Social: ferramentas e casos práticos

Convidados:
Controladoria-Geral da União
Vania Vieira;
Unesco
Guilherme Canela
Artigo 19
Arthur Massuda;
MCCE
Marlon Reis;
Transparência Hacker
Daniela Silva.

Mais informações com o Núcleo de Atendimento:
(11) 3098-2400 ou atendimento@ethos.org.br

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
www.ethos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário