Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Poderia ser Cachoeira Dourada!

A antiga foto abaixo me dá muita saudade, pois, é da praça central de uma pequena cidade onde vivi, que se chama Rifaina-SP, com 3.800 habitantes, proximo de Franca-SP, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

POPULAÇÃO FLUTUANTE: Alta temporada média de 10.000 e baixa temporada 4.000


Morei lá entre 1973 à 1977, quando estudava entre quarto e sétimo anos do ensino fundamental.



Nestas férias estive em minha terra, Pedregulho-SP, bem próximo à Rifaina e, voltando para Itumbiara passei por lá, retornando por Igarapava-SP, tomando novamente a Anhanguera até Uberaba.



Fiz questão de passar por lá e fotografar o aspecto da cidade para mostrar aos cachoeirenses, um exemplo de cidade pequena e bem governada, onde os moradores sentem prazer de caminhar pelas ruas, praças, na beira do lago e, assim ter a satisfação de fazer uma cidade turística de verdade.




As fotos abaixo vão provando que cidade pequena deve ser governada por gente que pensa grande, que faz coisas bem feitas e não gambiarras, que aproveita bem o dinheiro em benefício do povo.




Uma cidade turística, mesmo sendo pequena, merece uma rodoviária decente, confortável, digna, bem feita! Então, veja a rodoviária de uma cidade de pouco menos de 4 mil habitantes, abaixo!





Ah, a praça central da cidade, aquela da foto dos anos 70, que me lembro sentado nos bancos em frente ao comércio, quando tinha uns 9 anos, agora é uma senhora praça, impecável jardinagem, muita área verde, árvores conservada, bem limpa, uma maravilha!


Dá gosto sentar nestas sombras, apreciar um sorvete, jogar conversa fora nas tardes de calor!

Junto à praça, equipamento público importante é uma biblioteca municipal, confortável, agradável, bem equipada! Parece coisa bem feita mesmo, com carinho e respeito ao contribuinte!
Outra praça, esta localizada em frente à casa onde eu morava na infância, estas fotos abaixo demonstram um capricho especial com o calçamento, com a coleta de lixo, áreas verdes, bancos, conservação das árvores para a produção das sombras, tudo bem limpinho!



Dá gosto ver isso, mas, decepção, quando penso as oportunidades que Cachoeira está perdendo!

Bom, esse capricho, zelo, bom gosto verificado naquilo que é feito para os moradores da cidade é extendido àquelas obras que mais atendem os turistas, tudo feito de maneira impecável. Parece que isto contagia as pessoas que visitam a cidade e os próprios moradores que aparentam ser um povo mais alegre, motivado, orgulhosos de suas realizações.




Fotos abaixo mostram as obras e realizações na orla da praia, infraestrutura para os turistas, desembarcadouros, calçadão, teatro de arena, praça, entre outros.




Uma praça na praia, que maravilha! Com certeza a natureza ajudou muito a cidade de Rifaina, mas, nada disso seria suficiente sem um povo trabalhador e um governo municipal que não fosse à altura dos objetivos que traçaram!

Um comentário:

  1. REALMENTE RIFAINA E UM EXENPLO DE CIDADE QUE SOBRE APROVEITAR O SEU PONTENCIAL TURISTICO. TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECE-LA E FIQUEI IMPRESIONADO COM SUA BELEZA E VEJO O QUANTO PARAMOS NO TEMPO. ISSO MIM FAZ LEMBRAR QUE ESTAMOS A UM PASSO DO PARAISO E NUNCA CONSEGUIMOS ACHAR UMA PESSOA PARA DAR ESTE PASSO POR CACHOEIRA.

    ResponderExcluir