Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Caminhada da cidadania!

Na quinta-feira passada, à noite, escrevi neste blog que se até na sexta-feira à tarde os buracos da Av. Osmar Garcia não fossem tapados, um grupo de colegas e membros da ONG realizaria uma operação tapa-buracos nesta avenida. Então, presenciamos a atividade do pessoal da Prefeitura na sexta-feira à tarde, tapando os referidos buracos, pintando os meio-fios e quebra-mola. Sendo assim, não havia mais razão para a nossa proposta.



Mas, para não restar nenhuma dúvida sobre nossa disposição, para não dizerem que estávamos blefando, resolvemos, assim mesmo, realizar outra atividade de grande conteúdo simbólico, qual seja: uma caminhada cívica por determinadas ruas e setores de Cachoeira Dourada.



Então, aquilo que seria a Operação Cristiano, transformou-se em uma caminhada com a presença do referido colega que se acidentou em um dos muitos buracos espalhados por esta que ainda poderá ser uma linda cidade, quando não existir mais buracos, montes de entulho e lixo, calçadas tomadas por mato, prédios públicos bem cuidados e conservados.



Participaram da Caminhada da Cidadania os colegas Alair, Adenir, Ciro, Cristiano e Silvanio; pela ONG estavam o Sr. Sélio e Marlene, sua esposa, e; no trecho final esteve nos apoiando o Sr. Giovani, comerciante em Cachoeira. De São Paulo o Sr. Aparício me pediu para dizer aos companheiros, que se sentia presente no ato.



Durante a caminhada fomos conversando sobre este tipo de manifestação e planejando outras, onde elevaremos esforços para aumentar o número de participantes, onde nossos companheiros se comprometeram a que cada um leve outros tantos.



Reconhecemos algumas dificuldades, a exemplo de colegas que quiseram estar presentes, de coração e alma estavam, mas, dado o clima de perseguições e retaliações que partem da Administração Municipal sobre parentes e pessoas relacionadas a eles, se vêem constrangidos a não manifestar. Sobre isso ainda escreverei, pois, estou somente aguardando a autorização de uma destas vítimas. Isto é um absurdo que não condiz com a democracia que vivemos em nosso país.



Outra observação e alerta que fizemos aos novatos nesta manifestação foi sobre a reação que poderão ter aqueles que pensam que são “donos da cidade”, preparando-os sobre comentários e pronunciamentos no sentido de desabonar e desqualificar a atividade e os próprios manifestantes, pois, os que estão administrando a cidade e a mantém em tal situação que a todos decepciona, não querem entender que o povo paga a conta dos serviços públicos, paga seus próprios salários, e que, portanto, tem todo o direito de cobrar um desempenho melhor e fiscalizar a aplicação dos recursos. Assim, em Cachoeira, nós que lá no passado ano de 2003 começamos a escrever um jornalzinho, depois fui para a internet fazendo as críticas, denunciando as mazelas; depois o Sr. Sélio com a ONG fazendo suas cobranças de transparência, representando perante o Ministério Público; já estamos curtidos e experientes na arte de suportar todo tipo de comentário desqualificador sobre nossa atuação cívica. Já fomos tratados, no começo, de “os marajás da Vila Operadora, aqueles que não misturam com a cidade, vivem isolados”; depois me chamavam de “o psicopata da internet”; ultimamente o Sr. Sélio é chamado de “desocupado”!



Então, não se importem com este tipo de comentário, sabendo de onde partem e porque partem! (cliquem nas fotos que elas ampliam)






Mas, vamos à caminhada! Saímos ali de frente ao Supermercado do Celso Militão, onde havíamos planejado começar a Operação Cristiano. O Celso queria participar, mas estava somente ele e sua filha atendendo os clientes, mas, conversamos um pouco e ele nos incentivou bastante, dizendo que “se os cachoeirenses não fossem tão pacatos, esta cidade seria outra”!



Saímos dali passamos frente ao Fórum, fomos até a Saneago, subimos e tomamos o rumo do Posto de Saúde. No trajeto fomos fazendo fotos da situação: buracos, entulho, lixo. Com populares na rua conversamos e sentimos o ânimo de pessoas decepcionadas, mas, interessadas nesta forma de manifestar. Reconhecemos buracos destampados, tampados com terra, quem sabe aquela terra de cemitério, buracos tampados com barro, muito barro, como aqueles na frente da casa do Gaúcho! Nosso colega estava em casa esperando um carregamento de mercadorias para o seu negócio, portanto não pôde participar da caminhada. Um carro passou e nos jogou barro do buraco! Na seqüência, passamos frente ao Posto de Saúde – PSF-1, encontramos ali, muito mato na porta e pátio na frente deste importante estabelecimento público de saúde, uma situação de aparente abandono, coisa feia de se ver! Fomos em direção à praça da caixa d’água, passando por um trecho de rua com recapeamento recente, onde, apesar da qualidade do serviço, dá para perceber um estado de conforto maior para os transeuntes, ciclistas, pedestres e outros, onde o deslocamento por qualquer veículo se pode fazer sem os solavancos e golpes no veículo. Mas é só, logo na praça e tomando o rumo do Yate, a coisa complica de novo nesta rua e nas que cruzam com ela, buracos mil! Na rua ao fundo do Colégio Modelo, a coisa está feia!
Por ali conversamos com populares e residentes, um carroceiro que passava dizia que seu cavalo havia torcido a pata e estava assustado, sendo difícil conduzir ele entre os buracos nas ruas; uma senhora achou muito interessante nossa manifestação e expressou toda a sua indignação com a situação das ruas, mostrando a cena em frente à sua casa.

Das proximidades da casa do Sr. José Carlos Rosa, depois de constatar todas as situações por ali, voltamos no sentido da praça da caixa d’água, onde encontramos o vereador Mário o Mineirinho, que nos recebeu muito alegre e fazendo seus comentários sobre a situação.


Reconheceu a legitimidade de nossa manifestação, dizendo que “tem que cobrar mesmo, a crítica é muito válida”. Pedi a ele que tirasse uma foto junto ao grupo, o que foi prontamente atendido


Logo passamos no bar do Agildo Militão e estivemos conversando com ele, recebendo apoio e estímulo para nossa manifestação. Registramos o encontro com mais umas fotos em frente a seu estabelecimento comercial.


Continuamos naquela rua no sentido da Praça dos Três Poderes, a Prefeitura! De forma deprimente, registramos na via que entra na praça e nela própria, em volta da Prefeitura, buracos importunando a tranqüilidade dos condutores, a menos de trinta metros da sala do Senhor Prefeito.


Ali logo em frente à Cultural encontramos o cidadão Giovani, comerciante e pagador de impostos em Cachoeira Dourada, assim como todos os moradores desta cidade. Indignado foi nos mostrando e comentando, pelo lado das ruas em volta da Rodoviária e na que segue e passa em frete ao seu estabelecimento comercial, o Lojão do Povo.



Coisa vergonhosa, situação deprimente e bem perto da Prefeitura. Comentando com o Giovani, nos disse que a situação já esteve bem pior há pouco tempo atrás, coisa de semanas, mas, deve ser a proximidade com o aniversário da cidade que provocou certa movimentação de limpeza, coleta de entulho na cidade, e esta desastrada operação tapa-buracos.



Assim, em Cachoeira deveríamos estabelecer o aniversário da cidade, pelo menos uma vez por semana, pois, desta forma sempre teríamos atividade de limpeza e organização da situação.












Continuamos a caminhada para o seu término, passamos frente à casa do Sr. Irineu, que gostou muito da manifestação, dizendo que não pôde participar, como gostaria, pois estava tomando conta dos netinhos, o que pudemos presenciar.



Terminamos a caminhada em um bar na saída da cidade, em frente ao Sr. Sandoval do gás, comendo uns deliciosos pastéis de gairóba com carne e tomando guaraná mineiro.



Ali planejamos outras manifestações, comentamos os resultados e a satisfação de ter doado um pouco de nosso tempo à consciência cidadã!



Nas próximas, pensamos em levar mais pessoas, avisar com maior antecedência, destinar para determinados setores da cidade, fiscalizar a qualidade do recapeamento que irão iniciar, levar a imprensa, entre outros. Com isso, já começa a chegar até nós, pedidos e encomendas de caminhadas em determinadas ruas e setores da cidade, o que vamos ir organizando para a outra oportunidade.



A participação é uma forma legitima e democrática de ajudar a gerir a cidade, pressionando aqueles que possuem a obrigação legal, fiscalizando-os, ajudando a corrigir deficiências no serviço público, no sentido de melhor a qualidade de vida, bem usando os recursos públicos, que, ao final sai dos bolsos de cada um, como contribuintes que somos todos nós!

15 comentários:

  1. Parabéns a todos... O Trabalho me impediu de estar participando, mas se Deus quiser na próxima quero estar junto aos colegas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e agora que deram o ponta pé inicial com as caminhada acho que não devem parar e se Deus quiser estarei, junto com vocês na próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos pela atividade esse trabalho de forma simples e autentica é a poderosa arma popular contra os demandos. Abraços aos companheiros lutadores.

    ResponderExcluir
  4. Vamos lançar uma dessas pessoas da ONG Transp. Cachoeirense pra vereador ou prefeito??? KKK, será que tem pelo menos os votos da família????? Hilário.

    ResponderExcluir
  5. kkkk o pior cego e aquele não quer ver a realidade kkkkk não precisa ser canditado como disse meu amigo ai sera pessoal da ong ser canditado tera voto da familia kkkkkk esse baba ovo do gamba não quer enxergar ta manado na teta da pref .......por isso da se doendo??????? quando aos quebra mola kkkkkkk fiquei sabendo pref deu carta branca para veredor joão batista (joão sapateiro) fazer essas quebra mola ,sera que ele fez engenharia de transito kkkkkkkkkkk,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk, hauhauahauhssuhash, vc deve ser um desses kras otários e sem noção que viviam em alta velocidade pela cidade kkkkkkk, pois eh, anda assim de novo e arrebenta seu carro, graças aos quebra-molas do João, os pedestres agradecem. hauhauahusah, kkkkk.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, pela iniciativa na próxima caminhada se Deus quiser estarei junto com voces

    ResponderExcluir
  8. Você é um otário mesmo mateus, pq nao colocou meu comentario sobre os kras que correm d+ e dos quebra-molas. Imbecil.....

    ResponderExcluir
  9. Ao último anônimo:

    Tai o seu educado comentário, caro cidadão!

    Obrigado por participar e me conceder tão nobre oportunidade de aceitar seu comentário!

    ResponderExcluir
  10. FICO TRISTE EM VER NOSSA AMADA E QUERIDA CACHOEIRA DOURADA EM TAMANHO ABANDONO.ESTA É MINHA CIDADE NATAL, QUE MUITO AMO.
    PARABÉNS A ONG TRANSPARÊNCIA,QUE DEMOSNTRA AMOR POR ESTA CIDADE.

    MOSTRA SUA CARA PREFEITO !
    FILHO DA TERRA AMA SUA TERRA !
    GOSTARIA DE ESTAR EM C. DOURADA P/ LUTAR C/ VCS EM PROL DA NOSSA AMADA CIDADE.

    ResponderExcluir
  11. E a saude da nossa cidade como vai mal mal ,porque sera que tiram uma pessoa do hospital para colocar outra como diretora ,sera porque alguem me diz ,pelo vi la hospital os funcionario não tavam nada satisfeito + fazer o que vai continuar como era kkkkkkk fazer o que medico dando plantão fantasma ...medico de plantão tem ficar no hospital não e casa dormindo ou em outro lugar ...... acorda povo cachoeira

    ResponderExcluir
  12. Isso e fato não e boato tem placa na entrada da cidade funsa para fazer 14casas ja veio 60% do dinheiro so fizeram 6 cada resto tinha ser feito pelo menos 9 cade vereador dessa cidade peço ao presidente da ong vai verificar isso de perto nos de uma explicação por favor ...acho pelo pouco entendo de lei isso pode dar probl para prefeito sera da ou acaba pizza como tudo aqui na cachoeira dourada

    ResponderExcluir
  13. Peço ao presidente da ong e demais integrante nos explique sobre esse convenio das casa da funasa por favor sou leigo sobre isso quero entender

    ResponderExcluir
  14. Gente isso e absurdo estão achando cachoerrense e bobo ..... fizeram im projeto para ser aprovado na camara municipal ...a empresa iate vai ficar 35anos sem pagar imposto isso absurdo e proprietario do iate vai ser dono do turismo cachoeira dourada minguem vai poder investir aqui area de turismo a não ser ele kkkkkkkk acredita ,por falta de coro não houve sessão da camara muncipal .....ate quando vereadores vão aguentar ???????? Peco ao pessoal da ong são + entendido do assunto verifique coloque materia sobre tenho certeza maioria das cachoerrense men sabe que esta acontecendo ........

    ResponderExcluir
  15. Ola sr ademir + integrante da ong fiquei sabendo vai haver um concurso da saude para medico enferneira padrão e auxiliar enfernagem porque so para este cargo e não pscologa fisioterapeuta outros kkkkkkkk acho não tem nessecidades desse concurso ja tem gente demais no hospital e outros o duro fazer + quase minguem sabe porque????// e para passar só quem tem (QI) peço sr da ong de verificada nisso se possivel

    ResponderExcluir