Páginas

sábado, 26 de março de 2011

ONG Transparência Cachoeirense participou em S. Paulo do 2º Seminário do Pacto Social Contra a Corrupção

A Transparência Cachoeirense juntamente à Amarribo, participou no último dia 23, do 2º Seminário do Pacto Social Contra a Corrupção coordenado pelo Instituto Ethos. A mesa foi aberta com o tema "Jogos Limpos dentro e fora dos estádios", projeto conjunto de várias organizações das quais a Amarribo participa do Comitê Gestor com o objetivo de fiscalização das contas publicas da Copa 2014 e Olimpíadas 2016 que terão sede no Brasil e envolvem a construção ou reforma dos principais estádios das capitais/ cidades que sediarão os jogos e atletas. Na mesa de abertura, Jorge Sanchez, Presidente da Amarribo, falou em nome da entidade reforçando que a principal contribuição da Amarribo nessa agenda será utilizando a sua capilaridade de 200 ONGs que reune hoje em todo o Brasil, alem de incentivo à criação de Salas de Transparência e cursos a distancia para o cidadão aprender a fiscalizar as contas publicas. Alem de Jorge Sanchez, estiveram presentes ao evento, pela Amarribo, Guilherme Von Haehling e Lizete Verillo.O ex-atleta de futebol Raí também participou do evento.
Neste Seminário do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, realizado na sede da Federação do Comercio, reuniu em São Paulo representantes de empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e representantes de organizações, movimentos e plataformas de todo o Brasil. Membros da Articulação Brasileira de combate à Corrupção e à Impunidade (Abracci), permaneceram reunidos nos dias 24 e 25 de março de 2011, para um seminário sobre uma pauta comum:
A importância da participação na 1ª. Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social (Consocial); e
A oportunidade de controle social da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Para Raí Oliveira, representante da Atletas pela Cidadania: “Um país que se propõe a ser sede de uma Olimpíada precisa de menos corrupção e mais transparência e qualidade de vida para a população. Temos de ir fundo nas nossas feridas e não esquecer o Panamericano”, frisa o ex-jogador de futebol.
Para Gláucia Barros, da Fundacão Avina e da Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e à Impunidade (Abracci), trata-se de agregar uma nova dimensão ao sentimento de orgulho por sediar uma Copa: “É preciso acrescentar a dimensão participativa, para olhar o interesse público de forma mais responsável”;
Já a Amarribo, ONG contra a corrupção que representa a Transparência Internacional no Brasil, vai colaborar com sua expertise e capilaridade para a disseminação do projeto. “Vamos construir um país mais digno, com menos corrupção para nossos filhos e netos”, afirma Jorge Sánchez, presidente da Amarribo, que atua em 1.700 cidades.
A ONG transparência Cachoeirense esteve representada nestes dois grandes eventos por Sélio e Marlene.

Um comentário:

  1. Boa noite ,quero pedir para presidente da ong deixar endereço para que as pessoas possam enviar correspondencia ,porque muita gente daqui da nossa cidade não tem acesso net ,atraves carta muitas pessoas podem expressar seus desejos ,demunciar muita coisa obrigado

    ResponderExcluir