Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PRE/GO: governador eleito Marconi é alvo de duas representações

PRE/GO: governador eleito Marconi é alvo de duas representações
15/12/2010

Prefeitos de Valparaíso (GO) e Itumbiara (GO) usaram da máquina pública para fazer campanha em favor do candidato

Ouça o áudio em http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_eleitoral/mpe-go-governador-eleito-marconi-e-alvo-de-duas-representacoes


O governador eleito de Goiás, Marconi Perillo, é alvo de duas representações protocoladas no começo da hoje, 15 de dezembro, no Tribunal Regional Eleitoral pela Procuradoria Regional Eleitoral. Apesar de não ter praticado a conduta vedada pela lei, o candidato é responsabilizado por ser beneficiário do uso de bens públicos para campanha eleitoral.

A primeira representação refere-se a conduta praticada pela prefeita de Valparaíso de Goiás, Leda Borges de Moura. No dia 30 de agosto deste ano, em evento de “comemoração de quatro anos de existência da Lei Maria da Penha” promovido por pela Prefeitura, ela utilizou-se de bens e serviços de servidor público do Poder Executivo municipal em prática de campanha eleitoral em favor dos candidatos Marconi Perillo, Carlos Alberto Leréia e professora Sônia Chaves (todos incluídos na representação da PRE/GO).

De acordo com o procurador regional eleitoral Alexandre Moreira Tavares, durante o seu discurso, no evento, “a prefeita utilizou-se de toda a estrutura do evento custeada pelos cofres públicos, bem como da quantidade significativa de eleitores reunida naquela oportunidade, com explícita intenção eleitoreira, para fazer propaganda eleitoral em favor dos candidatos”.

A segunda representação trata-se de conduta praticada pelo prefeito de Itumbiara José Gomes. O político atuou ativamente nas eleições de 2010 como apoiador de Marconi Perillo ao cargo de governador do Estado de Goiás, ao mesmo tempo em que apoiava as candidaturas ao senado de Demóstenes Torres e Lúcia Vânia, bem como Jovair Arantes para deputado federal e Álvaro Guimarães para deputado estadual.

Nesse contexto, o prefeito, no dia 1º de outubro (menos de 48h das eleições), durante a inauguração da Escola Pública Municipal de Tempo Integral Juca Andrade, do Município de Itumbiara (GO), usou o referido bem público para fazer propaganda política em favor dos candidatos Marconi Perillo e Jovair Arantes (os dois também estão no rol dos representados). Foi estacionado um veículo com adesivos plotados dos candidatos na frente do palco do evento. Nas duas representações, os envolvidos podem ser multados pela Justiça Eleitoral.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Goiás
Ministério Público Federal
62 – 3243 5454 ou 5266
ascom@prgo.mpf.gov.br

Fonte: http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_eleitoral/mpe-go-governador-eleito-marconi-e-alvo-de-duas-representacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário