Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2010

Malandro demais. Lider do PT?

Malandro demais!


“Já combinei tudo com os ruralistas e ficou assim; eu prometi que aprovo o pedido deles de urgência para a votação do projeto de destruição do Código Florestal e, em troca, eles me prometeram que não irão votá-lo.”

Parece estranho? E é. Esse é o resumo do que o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), falou ontem em uma entrevista concedida ao Blog do Planeta, da revista “Época”.

Vaccarezza nunca escondeu sua simpatia pelo projeto de alteração do Código Florestal apresentado pela bancada ruralista. Porém, seu entusiasmo pelo assunto sempre esteve além do conteúdo da proposta: ele está de olho, na verdade, em fazer um bonito com o máximo de deputados possíveis na busca de apoio para sua candidatura à Presidência da Câmara. Sendo assim, não teve nenhum pudor em vender a floresta em troca de votos.

Mas Vaccarezza derrapou na curva. Sua ambição o levou longe demais e ele acabou prometendo para a turma da motosserra algo que não podia cumprir: votar o texto sobre o Código Florestal depois das eleições. A situação para o sr. Promessa piorou ainda mais depois que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, ainda em campanha, disse que só votaria o projeto em 2011 e que comprometia-se a não aceitar alguns dos absurdos que constam da proposta, como a anistia para desmatadores e a diminuição das áreas de proteção florestal.

Vaccarezza já tinha prometido e, passada a eleição, se viu com um abacaxi nas mãos: voltava atrás no trato com os ruralistas e punha sua candidatura em risco ou traía a palavra de Dilma. Optou pelos ruralistas e mais uma vez, à revelia do Planalto, prometeu aprovar um pedido de regime de urgência para a votação, sob a desculpa de que ele não será votado.

Talvez Vacarrezza realmente acredite que tenha encontrado a fórmula mágica para cumprir a promessa feita aos ruralistas – com o pedido de urgência a ser votado nesta semana – e, ao mesmo tempo, como quem não quer nada, dar um passa-moleque nos compromissos assumidos pela nova presidenta. Acha que ninguém vai perceber. Dá para acreditar?

Fonte:
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/malandro-demais/blog/30919

Nenhum comentário:

Postar um comentário